TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - Ciclo Virtuoso Versus Ciclo Vicioso

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO - Ciclo Virtuoso Versus Ciclo Vicioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

No atual trabalho vamos analisar os problemas enfrentados por Isabel, uma executiva de marketing responsável por administrar a rede de supermercados de sua família. Ela enfrenta uma série de problemas na empresa que vem ocorrendo ao longo dos anos como um ciclo que não se encerra, e o motivo disso é que os mesmos problemas são tratados da mesma forma há anos.

Diante dos problemas apresentados vamos analisar onde começa o problema e qual a melhor forma de resolvê-los. Vamos buscar entender se a postura adotada pelos administradores da empresa é correta e o que é preciso mudar.

CICLO VIRTUOSO VERSUS CICLO VICIOSO

História da empresa

Manoel e Dona Amélia são portugueses e vieram para o Brasil na tentativa de viver uma vida mais serena. Inicialmente a iniciativa era uma mercearia caracteristicamente portuguesa, com o avanço das vendas a mercearia virou um armazém, em seguida um pequeno mercadinho, depois um supermercado e por fim a família se tornou dona de uma rede de supermercados com 12 lojas.

Manuel era dono de uma pequena mercearia e Dona Amélia fazia doces portugueses, pasteizinhos de nata, toucinhos do céu e bem- casados, para vender e ajudar o marido a atender os clientes.

Questões para discussão

1- Qual a importância do pessoal da linha de frente na criação da fidelidade dos clientes, no caso em questão?

O empregado no qual está representando à empresa, tem que ser bem qualificado, bem preparado, bem treinado, satisfeito profissionalmente, com uma boa autoestima, que saiba resolver os problemas com educação, ser uma pessoa que tenha tranquilidade e conhecimento de toda a empresa, isso tudo transparece em um bom atendimento, pois os clientes gostam de resolver os possíveis problemas na mesma hora junto à empresa ter uma atenção maior. E o contato do funcionário diretamente com o cliente é importantíssimo para o a fidelização e a garantia de sucesso para qualquer empresa, em um ambiente organizado.

2- Quais as principais barreiras encontradas para que o supermercado abandone o clico vicioso do fracasso e parta para um ciclo de sucesso?

Esta situação desfavorável que vem ocorrendo no supermercado, devido à falta de qualificação e treinamentos dos funcionários, também ao reconhecimento profissional tanto nas instruções, quanto aos salários baixos, influenciam nos funcionários atuais e nas novas contratações, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação (os clientes), pelo mau atendimento passando uma imagem negativa a outras pessoas, consequentemente queimando a imagem do supermercado.

- Problemas administrativos - Todos os problemas da empresa eram direcionados ao gerente e que sempre distribuía os afazeres de forma imprópria para os empregados;

- Problemas de contratação - Além de não ter uma boa qualificação o responsável não investia em treinamentos para os novos contratados, assim gerando um coas na empresa, já que não tinha motivação na hora de cumprir as tarefas.

- Problemas financeiros - É comum ter empresas que não investe em seus funcionários dado as condições necessárias para trabalho como: mesa, cadeira, telefone, papel, caneta e etc.

- Clima organizacional - Uma vez que o funcionário não está contente com o local e falta de material para trabalhar, eles levam sua indignação para a recepção do cliente.

O ideal seria a mudança para um ciclo de sucesso, em primeiro lugar surgiria desde o principio da contratação em vez somente entregarem o manual de normas e regras a serem seguidos pela empresa, aconteceriam os treinamentos as oportunidades de qualificações, já em relação aos funcionários existentes oportunidades de carreira, qualificação e alteração da remuneração, funcionários satisfeitos são sucesso as suas organizações.

3- De que forma os investimentos em RH (seleção, treinamento, programas motivacionais) poderiam transformar os atuais serviços prestados pelo supermercado em vantagens competitivas?

Os Recursos Humanos das empresas estão modificando e se adequando a visão atual e futura para o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Visto que os funcionários são o ponto principal nas organizações o sistema de seleção esta cada vez buscando profissionais mais qualificados, com sede de conhecimento e crescimento.

O treinamento é um fator altamente agregador e de grande importância, necessário para preparar e moldar os colaboradores ao perfil e as normas da empresa, pois a formação dos funcionários fortalece na representação total ou parcial da empresa. Os programas motivacionais são ideais para os colaboradores se sentirem reconhecidos, daí surgiram com suas ideias inovadoras e com certeza, a partir disso criariam vantagens competitivas, passando segurança para os clientes no momento da recepção, conquistando cada vez mais, com os trabalhos oferecidos.

4- Em caso de sucesso, o que os funcionários ganham com isso?

Os funcionários satisfeitos com o sucesso da empresa na qual trabalham e que tenham interesse nesse sucesso, ganhariam oportunidades maiores de crescimento e aprendizagem, de funções e cargos superiores com mais autonomia e responsabilidades, salários e benefícios vantajosos e a principal motivação, reconhecimento e satisfação profissional. Sem contar que isso seria refletido no dia a dia e alcançaria a excelência dentro da empresa e uma nova estrela começaria a brilhar para todos, Mas isso desde que todos os trabalhadores tenham compromisso com um serviço de qualidade e dignidade.

CONCLUSÃO

Perante do que foi divulgado foi plausível entender que a principal barreira encontrada para quebrar esse ciclo vicioso de fracasso é o tradicionalismo, que é o foco do problema, seria importante descentralizar as principais atividades para que cada serviço tenha um gestor que dê um suporte adequado para a agilidade dentro da empresa. Outro problema é a insatisfação dos funcionários e falta de comprometimento com a empresa, o que reflete na má qualidade no atendimento e infidelidade dos clientes.

A gestão da mercearia portuguesa não deve ser aproveitada, e para administrar uma rede de supermercados de grande porte, é preciso investir, tanto nas empresas como nos seus funcionários, dando cursos para melhorar a qualificação e assim conquistando cada vez mais clientes.

Mas atualmente o dono do supermercado não acredita no treinamento do pessoal e pouco é investido nisso. Entretanto, faz-se necessário este investimento para capacitação e sinergia dentro do ambiente de trabalho, de acordo com os valores da empresa.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »