TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ordens gregas Ordem dórica

Por:   •  14/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

As ordens gregas

  1. Ordem dórica

É uma ordem que possui colunas simples e não possui base. Essas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo.

A ordem dórica é a mais antiga, supostamente, em suas características principais, definidas entre 600 e550 a.c.

A ordem dórica foi uma versão em pedra das peças de madeira. Nela, a parte principal da coluna (fuste) repousa diretamente sobre o embasamento. O acabamento no alto da coluna (ou capitel) é extremamente simples.  A parte que assenta sobre os capitéis é larga, maciça e sem rebuscamentos.

As colunas na ordem dórica deve-se seu nome aos povos dóricos, esse povo ocupou a Grécia Peninsular a partir de 1.200 a.C., onde se originou esta ordem.

  1. Ordem Jônica

As colunas Jônicas são amis altas que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A sua base parede com uma pilha de anéis e o seu capitel do topo parece ser um pergaminho gigante. A ordem jônica desenvolveu-se  a partir do século V a.c. na região ocupada pelos jônicos.

Na ordem jônica as proporções são mais elegantes. Essa proporção irá influenciar todas as dimensões finais da construção.

Essa ordem possui um aspecto mais delicado, suave e de caráter feminino, principalmente se comparada ao templo dórico que possui proporções mais pesadas e masculinas.

  1. Ordem coríntia

É uma evolução da ordem jônica, uma maior valorização da ornamentação. Foi uma tendência marcante entre o final do século V e o início do século IV a.c.

A diferença mais marcantes entre as ordens  jônica e coríntia era o capitel das colunas. A ordem coríntia era muito mais elaborada, tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto. Outra diferença era a altura das colunas, essa era mais alta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com