TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica surpe

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 14

EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL COMPLEXO EM ARAÇATUBA COM VISITA A UM AUDITÓRIO (PROJETO DE AUDITÓRIO)

DP DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA / CÓDIGO 322X

Arquitetura e Urbanismo

Turma: AU8P14 8º Semestre

Profª Gislaine Bianchi

Araçatuba

2015

1. Introdução do tema

2. Objetivos

3. Metodologia

4. Justificativa

5. Revisão bibliográfica

5.1 História geral dos teatros

5.2 Tipos de teatros existentes

5.3 Importâncias dos teatros

5.4 Diagnóstico geral dos teatros em Araçatuba

5.5 Estudos de caso de um teatro de Araçatuba

5.6 Estudos de caso de um teatro com conceituação mundial

6. Desenvolvimentos

6.1 Programa de necessidades do teatro escolhido

6.2 Estudo de implantação

6.3 Relatório fotográfico

7. Conclusão

8. Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO DO TEMA

Durante a antiguidade grega as edificações davam lugar ao espaço onde era concebida a arte do teatro que, surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas. Eram construídos nas colinas com o propósito de erguer uma estrutura, cujo formato proporcionasse excelentes condições de visual e acústica. Essas construções eram ao ar livre, também sendo aproveitados em montanhas e colinas de pedra para que servissem de suporte para as arquibancadas. A propagação do som era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior da arquibancada) podia ouvir tão bem a voz dos atores quanto quem estivesse sentado na primeira fileira.

O teatro foi inserido na cidade através do cinema, uma espécie cinema e teatro, no ano de 25/09/1918, foi colocado na década de 20, porque tínhamos pouco tempo para atingir a segunda década e é nesta que os espetáculos já se encontram estratificados em sua apresentações, muito mais de cinema do que teatro.

2. OBJETIVOS

Conhecer a história dos teatros em geral, desde suas construções, formas, estilos e desenvolver um estudo sobre um modelo de teatro, aplicando seus conceitos e necessidades exigidas pelo local escolhido.

3. METODOLOGIA

Para a elaboração do programa de necessidades e dos estudos preliminares, algumas referências bibliográficas que abordam a história do Teatro publicado em Corrêa, R. L. ‘’Geografia: Temas Sobre Cultura e Espaço’’. (2005) e Machado, Neufert a arte de projetar em arquitetura. Em relação a parte gráfica, foram coletadas e estudadas algumas referências projetuais e bibliografia técnica e também foram consultados alguns sites para dar embasamento na elaboração dos estudos preliminares do projeto do Teatro.

4. JUSTIFICATIVA

Observa-se que ao inserir um espaço cultural como o teatro, além de uma maneira de lazer e entretenimento para a população, ele também aguça o senso crítico-avaliativo das pessoas, ampliando a mentalidade e alimentando-as culturalmente. Abre janelas para a criatividade, faz os expectadores pensarem de forma mais ampla e livre, não possuindo um público limitado, atende diversificadas classes sociais e, público de qualquer faixa etária.

5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

5.1 HISTÓRIA GERAL DOS TEATROS

O teatro tem uma origem pré-histórica, nasceu de uma forma circular definida pelo público que se posicionava ao redor do espetáculo primitivo. O xamã criava a atmosfera necessária para suspender a incredulidade e delimitava o espaço de atuação. Essa experiência xamânica assumia uma outra realidade para “tomar a palavra”, este ato foi fundamental para o desenvolvimento do Drama como é conhecido atualmente. As máscaras são usadas além dos seus referenciais históricos, englobando conceitos estéticos e psicológicos que ampliam a performance do personagem e do espetáculo teatral. “O palco do teatro primitivo é uma área aberta de terra batida. Seus equipamentos de palco podem incluir um tótem fixo no centro, um feixe de lanças espetadas no chão, um animal abatido, um monte de trigo, milho, arroz ou cana-de-açúcar.” (Berthold, 2001, p.4)

O homem deixou de ser nômade, seus espaços acabaram se tornando lugares, onde eventos sociais foram estruturados pela articulação dos repertórios técnicos e culturais de cada sociedade em seu devido tempo.

O teatro tem sua origem efetivamente na Grécia entre os séculos VI e VII a.C. Dançavam em festivais, festas diversificadas e orgias em homenagens às estações do ano, à colheita ou aos deuses. Conforme os ritos dionisíacos se desenvolveram, eles resultaram na tragédia e na comédia, desta forma, transformando Dionísio, o deus do vinho, no deus do teatro.

A Dionísia (concursos dramáticos de Atenas), eram situados na encosta da colina ao sul da Acrópole no santuário de Dionísio. As tragédias aconteciam durante as Grandes Dionísias, e as comédias, competiam nas Lenéias. Aristóteles, 348 à 322 a.C., apresentou o conceito de mímesis relacionando-o à arte e à natureza. Essa criação mimética aristotélica foi quem determinou o Teatro e sua cenografia como espetáculo de representação criativa, interpretativa, textual e cênica.

O espaço cênico grego é originalmente composto pelo theatron (lugar onde se vê), a orchestra (onde o coro atua) e a skené (a cena).

• Theatron – constituído por degraus em semicírculo, esculpidos no aclive de uma colina e, devido a isso, possui uma excelente acústica natural, podendo abrigar uma platéia de cerca de 14 mil expectadores.

• Orchestra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com