TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BARROCO COLONIAL MINEIRO - INTERIORES

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

BARROCO COLONIAL MINEIRO - INTERIORES

“Para poder compreender as residências do passado, deve-se deixar o ponto de vista habitual e pensar do seguinte modo: os construtores antigos pensavam a casa como elemento protetor do homem, que vivia e trabalhava em plena natureza, contra as variações climáticas (janelas pequenas, salas sem luz direta, etc.). O homem do passado compreendia a sua casa como refugio. Satisfeito com o sol e o clima natural, este homem gozava da intimidade, do abrigo, do ninho. Descansava rompendo suas relações com a natureza. Na casa antiga faltam, portanto, os elementos que hoje nos são tão agradáveis e indispensáveis e o recinto doméstico, completamente diferente, nos causa, no primeiro momento, a impressão de desconforto, impressão que resulta dos nossos costumes. Para compreender a casa antiga precisamos estudar as condições em que elas foram construídas no passado”. (BROOS, 2002 pg.22)

1. ACABAMENTO GERAL

As divisões internas são sempre de pau-a-pique , mesmo quando as paredes externas são feitas de pedra.

Raramente os interiores recebiam decorações especiais. Quando muito as áreas receptivas, vestíbulos, salas e entradas eram melhores decoradas, enquanto as íntimas se conservavam modestas.

Os dormitórios são menores que os demais cômodos e muita das vezes não possuem aberturas para o exterior. Normalmente colocados no meio da casa, nunca são postos junto a via pública, posição reservada para as salas. Os quartos de hospedes, mais privilegiados, são sempre colocados na parte dianteira da casa, com acessos independentes ligados às varandas nas áreas rurais e às salas nas urbanas.

O interior é fechado ao estranho que jamais tem acesso aos pátios e quintais. Aos fundos localiza-se a cozinha que é em geral descuidada, com as telhas à vista para facilitar a saída de fumaça e o chão de terra batida. Copas e despensas resumem-se à armários embutidos ou não.

Óculos, seteiras e janelas para o exterior ou cômodos vizinhos melhoram as condições de higiene.

2. VÃOS

Fecham-se os vãos por folhas simples de tabuas ligadas por travessas pelo lado de dentro. Folhas mais ricas tinham seus painéis preenchidos por almofadas pelo lado de fora.

E apesar da dificuldade de transporte e alto custo o vidro foi muito usado como suplemento das folhas cegas por meio dos caixilhos de vidro que vedavam pequenas aberturas.

3. PINTURA

As paredes e os forros eram pintados de branco tanto no interior quanto no exterior. Os forros recebiam ainda ornamentos florais, em conchas e detalhes em ouro e as madeiras recebiam pinturas coloridas que auxiliavam na sua proteção.

4. ÁGUA

A água necessária a habitação acumula-se em grandes vasos e tonéis, supridos pelas fontes publicas. Muitas casas dispunham de nascentes situadas no terreno ou conduzidas a ele, que despejavam suas águas de preferência em bicas vizinhas à cozinha, mas desaguavam também em pátios ou quintais.

A água suja escoava para o quintal ou era lançada nas ruas.

Peças de banheiro ou instalações sanitárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com