TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento De águas Interiores

Casos: Reaproveitamento De águas Interiores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 4

Aproveitamento da água de chuva em escolas públicas

1. Introdução

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS a falta de acesso à água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas. No Brasil pode-se verificar que os sérios problemas existentes que evidenciam a degradação ambiental, envolvem tanto escassez como contaminação das águas, agravadas pela ocupação desordenada de áreas de proteção dos rios nas bacias hidrográficas. Entretanto, observa-se que a tecnologia de aproveitamento da água de chuva pelas indústrias começou a ser intensificado após a implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, implantado oficialmente pela Agência Nacional de Água - ANA, em 2002.

O sistema de aproveitamento de água de chuva trata-se de uma medida não-

convencional de conservação de água, que vem sendo utilizado em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Alemanha, onde este tipo de sistema representa um mecanismo eficiente. Em algumas cidades do nordeste brasileiro utilizam-se o sistema como fonte de suprimento de água, devido à escassez sofrida na maior parte do ano.

De acordo com OURIQUES et al (2005), A água de chuva serve principalmente para usos não-potáveis, pois para assegurar sua potabilidade, é recomendável um tratamento mais complexo, sendo uma alternativa viável apenas onde não há a possibilidade de abastecimento com água tratada. Pode-se substituir a água tratada potável da rede pública em diversas aplicações, tais como vasos sanitários, máquinas de lavar, irrigação de jardins, lavagens de carro, limpeza de pisos e piscinas. Também o vaso sanitário é um dos equipamentos de maior consumo de água, correspondendo a 30,9%, de acordo com Yoshimoto e Silva (2005).

O objetivo deste trabalho foi buscar trabalhos que conscientizassem as pessoas sobre a importância da água para a vida de todos os seres vivos através da implantação de sistema de aproveitamento de águas de chuvas para eliminar consumo de água potável nas descargas de banheiros, atividades de limpeza, horta e jardim em escolas e outros órgão públicos.

Além disso esta iniciativa tem como objetivo reduzir os impactos negativos e otimizar os seguintes impactos positivos:

• O aproveitamento da água de chuva em sanitários, reservas para incêndios,

limpeza em geral e rega de jardins e hortas nas Escolas.

• Redução no volume de água tratada.utilizada.

• Economia de 30% nos gastos de água tratada.

• Economia de 30% na conta de água e esgoto das escolas.

Este trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica em diversas fontes nacionais.

2. Metodologia

No pré-dimensionamento do sistema de captação da água de chuva se fez necessário conhecer: a precipitação média anual e as áreas de contribuição dos telhados; permitindo obter a capacidade de captação e o volume da cisterna.

A primeira água que cai no telhado, lavando-o, apresenta um grau de contaminação bastante elevado e, por isso, é aconselhável o desprezo desta primeira água. A água de chuva coletada através de calhas, condutores verticais e horizontais é armazenada em reservatório, podendo ser de diferentes materiais. Essa água deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.

3. Conclusão

Concluí-se que o aproveitamento da água de chuva é de vital importância, podendo representar uma redução de gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com