TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRISE PARA INCIDÊNCIA SOLAR, CONFORTO TÉRMICO

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

BRUNA BURATO TEIXEIRA

JULIELI DIAS PINHEIRO

BRISE-SOLEIL

CRICIÚMA

2016

BRUNA BURATO TEIXEIRA

JULIELI DIAS PINHEIRO

BRISE-SOLEIL

Trabalho apresentado à disciplina de Conforto Térmico e Acústico, no curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Prof.: Luiz César de Castro.

CRICIÚMA

2016

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo dimensionar e analisar a eficiência do brise-soleil como elemento de controle solar para um escritório localizado no Bairro São Simão, Criciúma/SC.

Através de visitas realizadas em horários e dias diferentes, buscaram-se informações por meio de observações e medições in loco, entrevistas com os usuários e equipe de manutenção, a fim de identificar os problemas mais frequentes da radiação solar dentro da sala de trabalho. A análise dos dados foi feita apoiando-se em critérios obtidos a partir da bibliografia existente e da carta solar.

Entre os resultados, pôde-se observar o excesso de radiação solar, uso excessivo de ar condicionado, desconforto em frente à tela do computador, entre outros. Conclui-se ressaltando a importância do correto projeto e manutenção deste elemento, a fim de que seu uso como elemento para controle solar efetivamente contribua para a sustentabilidade da edificação.

Palavras-chave: Brise-soleil; Carta Solar; Latitude.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CARACTERÍSTICAS        

2.1 Local de estudo        

3.        ESTRUTURA DO BRISE SOLEIL        

4.        CONCLUSÃO        

5.        BIBLIOGRAFIA        

  1. INTRODUÇÃO

        Segundo estudos, o ser humano, quando submetido a condições de desconforto térmico, tem a debilitação do estado geral de sua saúde, alteração nas reações psicosensoriais e queda da capacidade de produção. Pode-se esperar um aumento de faltas ao trabalho, alta rotatividade de mão-de-obra e perigos para a saúde e riscos de segurança e a produção pode diminuir uma média de 25 a 40%.

Em virtude disso, este apresentará um local de trabalho que será analisado, situado em Criciúma que está localizada a uma latitude 28º40'39" Sul e a uma longitude 49º22'11" Oeste, estando a uma altitude de 50 metros. Está circunscrito em uma área de 190,97 km².

O clima predominante é úmido mesotérmico do tipo temperado, a máxima intensidade pluviométrica ocorre no verão, enquanto a precipitação mínima ocorre no inverno. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto as temperaturas mais baixas ocorrem nos meses de junho e julho.

Recebe em média de 1.900 a 2.000 horas anuais de insolação solar.


        

  1. CARACTERÍSTICAS

2.1 Local de estudo

        O local escolhido para o estudo é um escritório de Engenharia, especificamente na sala do diretor da empresa.

        A fachada do escritório em análise está voltada para leste. No mês de dezembro após as 14 horas a sala em questão começa a aquecer, e na parte da noite fica superaquecida. O brise soleil projetado para este problema deverá ser em alumínio e ter ajuste para a entrada de sol nos meses de inverno e outono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (662.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com