TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado em Sistemas de Informação

Por:   •  24/6/2016  •  Monografia  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

Bacharelado em Sistemas de Informação

O OR RI IE EN NT TA AÇ ÇÕ ÕE ES S G GE ER RA AI IS S P PA AR RA A A A D DI IS SC CI IP PL LI IN NA A

D DE E T TR RA AB BA AL LH HO O D DE E C CO ON NC CL LU US SÃ ÃO O D DE E C CU UR RS SO O T TC CC C

Coordenador do curso: Adriana Bueno da Silva [professora@adriana.pro.br]

Coordenadores do TCC: Cássio Huggentobler de Costa [professor@cassiocosta.pro.br]

Este documento contém informações diversas sobre os procedimentos relacionados às disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I - Sistemas de Informação e Trabalho de Conclusão de Curso II - Sistemas de Informação, da Universidade Luterana do Brasil, Campus Torres.

Torres, 2015.

1. O que é Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão é um projeto a ser desenvolvido pelo aluno (INDIVIDUAL), orientado por um professor, onde o aluno provará os conhecimentos que adquiriu durante o curso. É como se fosse um último e mais importante trabalho de disciplina, dividido em duas partes (teórica e prática), pois nele o aluno deverá seguir as metodologias que lhe foram ensinadas durante o curso.

Este trabalho deverá ser contemplado nas disciplinas de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação I (TCC I) e Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação II (TCC II). O principal objetivo do TCC I é a definição do ambiente do usuário e a análise de requisitos (para trabalhos de desenvolvimento de sistemas), ou o referencial teórico e o levantamento de hipóteses (para trabalhos teóricos).

No início do semestre (no máximo uma semana após a reunião de TCC) em que estiver cursando TCC I o aluno deverá entregar a proposta de TCC devidamente fundamentada. No TCC II, o aluno deve continuar o desenvolvimento do seu trabalho (TCC I), implementando o sistema proposto, contando com a orientação de um professor (professor orientador).

Neste documento, onde utilizar-se o termo TCC, entenda-se como as disciplinas de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação I e II.

2. O Coordenador da Disciplina de TCC

O TCC possui um professor coordenador. Na disciplina de TCC I, este professor dá os esclarecimentos sobre a disciplina e encaminha os alunos para os possíveis orientadores, além de avaliar as propostas de TCC juntamente com o futuro orientador e selecionar os professores para a avaliação da proposta e banca.

O coordenador é responsável pela organização do seminário de andamento de TCC’s, pela definição das bancas, pelo registro das notas finais, bem como, pelo esclarecimento de dúvidas que os alunos possam ter. Atualmente, a coordenação de TCC é feita pelo prof. Cássio Huggentobler de Costa (e-mail: professor@cassiocosta.pro.br) e pela Profa Adriana Bueno da Silva (e-mail: professora@adriana.pro.br).

3. Os Temas para TCC

É importante salientar que o aluno deve escolher temas originais, procurando fugir de problemas já solucionados ou áreas relativamente bem tratadas. Em suma, não deve ser "reinventada a roda". Também é possível que o aluno opte por uma área e um tema sugerido por um professor.

O projeto a ser desenvolvido poderá tratar de algum dos seguintes itens: I – desenvolvimento de programa aplicativo; II – desenvolvimento de metodologia ou framework; III – desenvolvimento de software básico;

Em qualquer das opções escolhidas deve haver algum trabalho de implementação, quer seja na forma de protótipo ou quer seja na forma de programas de teste.

Trabalhos puramente teóricos, ou que não incluam uma validação consistente das conclusões obtidas não serão aceitos. Trabalhos que não se encaixam nas definições acima deverão ser analisados pelo Colegiado do Curso.

Os trabalhos de aplicações para tablets e/ou celulares deverão ser postados nas respectivas lojas de seus fabricantes. (apple store, Play Store, Market Place, etc.)

4. Reunião Inicial

Os alunos matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão deverão comparecer na reunião promovida pelo coordenador da disciplina, na primeira semana de aula, na qual serão apresentados as normas e os esclarecimentos para a execução das atividades.

5. Orientações

O professor orientador tem a função de ajudar o aluno no direcionamento do seu TCC, sem, entretanto, desenvolver partes deste trabalho para o aluno. O orientador apenas sugere caminhos que o aluno deverá seguir, acompanha seu trabalho, motivando o aluno e corrigindo eventuais erros.

O professor orientador deve manter encontros semanais de 30 minutos cada, com o seu orientando. O aluno de TCC I, juntamente com o coordenador da disciplina, deverá definir o seu orientador no início do semestre em que estiver cursando TCC I.

O orientador deve ser um professor do Curso de Sistemas de Informação e que conheça bem a área na qual se inclui o tema do TCC. Pode haver um co-orientador para TCC's que envolvam outras áreas (Educação, Engenharia, Comunicação e outras).

O orientador e seu aluno deverão fazer reuniões semanais, para que o desenvolvimento do TCC seja acompanhado. A cada reunião deverá ser preenchido o Formulário de Acompanhamento das Atividades (Anexo V), onde constarão as tarefas solicitadas pelo orientador e o andamento das mesmas. Este formulário servirá, dentre outras coisas, para embasar um parecer do orientador de que o aluno não tem condições para ir à banca por não cumprir as tarefas solicitadas.

O aluno que não comparecer às reuniões marcadas com seu orientador será automaticamente reprovado por faltas.

O professor orientador tem a responsabilidade de avaliar se o aluno tem condições de apresentar seu trabalho perante a banca. Antes de o aluno ir para a banca, o seu orientador, juntamente com o coordenador de TCC, avaliarão o Formulário de Acompanhamento das Atividades (anexo V), para verificar se o aluno cumpriu as tarefas programadas e, portanto se tem condições de apresentar-se perante a banca. O aluno que não apresentar este formulário preenchido, automaticamente estará reprovado.

6. Proposta de TCC I

Até o final do primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com