TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Berman house

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

         CENTRO UNIVERSITARIO DINAMICA DAS CATARATAS[pic 1]

         CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - PERº IV/ VESP.

          DISCIPLINA: HISTORIA E ESTETICA DA ARTE E DA

          ARQUITETURA IV DOCENTE: GREICY KARINA ZINN

                                          DANIELLE OLIVEIRA

                                          FÁBIA ALVES DE ASSIS

                                          JENNIFER F. BUENO

                                          SILVANA ABDUL

                                          SILVANA FORQUIM

                        BERMAN HOUSE

                                     FOZ DO IGUAÇU

                                  23 SETEMBRO 2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................3
  1. CARACTERISTICAS DO BAUHAUS.....................................4
  1. BERMAN HOUSE...................................................................5
  1. CARACTERISTICAS DE BERMAN HOUSE.................6
  1. MOBILIA DA BERMAN HOUSE.....................................7
  1. CONCLUSÃO..........................................................................8
  1. REFERENCIA.........................................................................9
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma pesquisada sobre o movimento Bauhaus e arquitetos deste período destacando uma obra projetada pelo arquiteto Harry Seidler, a residência Berman House.

Segundo Sant’ Ana (2012), Bauhaus foi um movimento artístico que surgiu pós - guerra em 1919, Weimar, Alemanha para acabar com o caos gerado pela guerra, nisso o arquiteto Walter Groupius foi convocado para conduzir a instituição chamada Bauhaus que surge com o propósito de criar uma nova arquitetura e um novo conceito de design, rejeitando os princípios burgueses e utilizando o expressionismo como a sua linguagem, assim unificando as disciplinas de arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial.

Conforme as informações disponibilizadas no Seidler (s.d), Harry Sleider nasceu em Sidney em 1923 e veio a falecer em 2006. Estudou na Escola de Design de Harvard, com professores como Walter Gropius e Marcel Breuer, Seidler cursou na universidade de Black Mountain e foi assistente de Marcel Breuer em Nova York seu mentor por toda a vida e amigo. Em 1948, Seidler foi convidado por sua mãe para ir para a Austrália, país para o qual seus pais imigraram depois da guerra, para projetar uma casa para eles. A caminho da Austrália, Seidler trabalhou no escritório de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro.

Os autores abordam as características do movimento Bauhaus e descrevea obra de Harry Seidler a Berman House onde é destacada sua composição, materiais e demonstração da mistura de estilos utilizados pelo arquiteto.

  1. CARACTERISTICAS DO BAUHAUS

Drey (2010) destaca que o movimento Bauhaus alia a estética sóbria e elementar do Modernismo à funcionalidade, uma nova sobriedade utilizando materiais como tubos de metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona, verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas. O movimento também trás a ligação com todo tipo de arte, até as consideradas inferiores, como cerâmica, tecelagem e marcenaria; Uso de novos materiais pré-fabricados; simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas; paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração; coberturas planas, transformadas em terraços; amplas janelas em fita, ou fachadas de vidro; abolição das paredes internas; relação íntima entre arquitetura e urbanismo; simplificação dos volumes, geometrização das formas: predomínio das linhas retas, sólidos geométricos; elevação do edifício sobre pilares (pilotis), dando a idéia de estar suspenso; paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo-se a decoração e realçando-se a estrutura do edifício; coberturas planas, geralmente transformadas em terraços; amplas janelasem fita, ou fachadas-cortina em vidro; renovação do espaço e funcional; abertura do espaçointerior denominada planta livre.

[pic 2]

IMAGEM 02 Villa Savoye, 1928, Le corbusier

  1. BERMAN HOUSE

De acordo com Webb (2001), a Berman House foi construída pelo arquiteto australiano Harry Seidler em 1950, Sidney. A residência se localiza em um campo virgem perto do topo de um vale profundo, com um rio sinuoso abaixo, a casa é colocada contra um penhasco com uma área de estar suspenso e projetando varanda com vista para o cenário natural dramático.

Webb (2001) destaca que Seidler antes de posicionar a residência na borda que abriga o rio percebeu que seria vulnerável a inundações, nisso ele encontrou duas plataformas naturais em arenito, uns ligeiramente mais elevados do que outros para colocar a residência.

Dessa forma foi necessário estrutura de aço ousada, que é definido em colunas delgadas, com diagonais de apoio à plataforma projetando como uma ponte suspensa e a utilização de materiais devido à resistência dos materiais em incêndios que pode varrer pelo mato.Para revestimento de pisos foi utilizado concreto armado e são pavimentadas com alto quartzito, um tipo de pedra norueguês dura com uma textura de divisão e paredes de bloco de concreto branco complementa a pedra, outro recurso adotado para proteção foi o uso de sprinklers escondidos sob e acima do beiral assim bombeando a água.O telhado da casa coleta água da chuva purifica e armazena em um tanque de porão, água e resíduos são limpos e utilizados para a irrigação.

[pic 3]


IMAGEM 03 Berman House, 1950, Sidney

  1. CARACTERISTICAS DA BERMAN HOUSE

Conforme Dave (2009) a casa por estar colocada contra um penhasco com uma área de estar suspenso foi projetando varanda com vista com colunas de aço e se organiza em dois níveisapós o platô rochoso, com o pavilhão envidraçado da sala de estar abaixo da asa quarto superior e os materiais utilizados são à prova de fogo no caso de incêndios, possui magnífica piscina e uma vista espetacular sobre a paisagem no entorno. Seidler projetou a casa janelas aberta para ventilação cruzada em dias de clima temperado, eo interior permanece fresco no verão, devido ao isolamento pesado no teto, já para os dias de inverno foram utilizados fogueiras nas lareiras de pedra autônoma complementar, o aquecimento radiante e os pisos são aquecidos pelo sol, assim proporcionando conforto térmico em ambas as estações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (251 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com