TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia de Brunelleschi Filippo

Por:   •  18/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Bibliografia de Brunelleschi

Artista que se consagrou durante o fim do período Medieval e o início do período Renascentista, abandonando o estilo gótico, tornando-se o responsável pela adoção da reprodução plana tridimensional e, também, tornou-se notável ao dispersar o método de perspectiva linear, que não era tão usada durante a Era Medieval.

[pic 1]

Nascido no ano de 1377, Florença - Itália, filho do advogado Brunellesco Di Lippo, o qual sempre quis que o filho seguisse seus passos, onde a princípio isto ocorreu, mas logo abandonou essa decisão optando pelo caminho da arte, sendo mais claro, pela escultura. Interessado por esse novo caminho procura o ateliê de Donato (arquiteto do período renascentista) o qual se tornaria seu grande amigo por vários anos. Filippo dedicou-se bastante a perspectiva, sendo muito prejudicado pelos erros que cometia com frequência, mas que o aperfeiçoou e o tornou útil na arte do desenho.

No ano de 1401, Brunelleschi participou de um concurso para decoração da porta do Batistério de Florença, onde esculpiu a obra “Sacrifício de Abraão”, porém, não foi eleito. Com isso, Filippo decidiu fazer sua primeira viagem a Roma para se especializar na arquitetura na companhia de seu amigo, Donato. Brunellesche tinha dois objetivos ao fazer essa viagem: trazer de volta a boa arquitetura e encontrar uma forma de executar a cúpula da Basílica de Santa Maria Del Fiore - Florença, uma de suas obras mais significativas.

[pic 2]

Em 1407, retornou para Florença para uma palestra sobre o concurso para execução da cúpula da Igreja de Santa Maria Del Fiore. Além do concurso exigir a solução construtiva, ele também exigia projetos de maquinários e andaimes para a obra. Filippo apresentou sua proposta numa maquete feita de madeira como forma de elaborar e representar os estágios construtivos. Ao final do concurso, Brunelleschi saiu vencedor.

A reputação de Filippo vinha a crescer devido suas aptidões. Nos anos seguintes, dedicou-se ao projeto de inúmeras obras: Capela Pazzi, Hospital dos Inocentes, desenhou o Palácio São Jeronimo de Fiesole,  modelo de fortaleza de Vico Pisano;

Nesta trajetória magnífica, Brunelleschi se transforma em um dos principais criadores da época conhecida como Quattrocento (1400-1499) movimento que engloba tanto o fim da Era Medieval quanto o estágio inicial do Renascimento, ou seja, o século XV.

O artista veio a facelecer no dia 15 de abril de 1446, na cidade de Florença.

Fonte: https://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/nelac/wp-content/uploads/2015/01/Relatorio-final-Brunelleschi-e-o-desenho-arquitetonico.pdf

https://www.infoescola.com/biografias/brunelleschi/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com