TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

La Lita e La Genialità di Filippo Brunelleschi

Por:   •  28/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho busca apresentar a vida do arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi (1377 – 1446) e duas de suas obras mais conhecidas: Cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiore e Hospital dos Inocentes. Descreve sua trajetória na arquitetura e detalha principalmente o Duomo da Catedral, situado na cidade de Florença, Itália, que atualmente possui cerca de 380 mil habitantes e é mundialmente conhecida como berço do renascimento italiano. O artigo também conta com detalhamentos técnicos como o método utilizado para a estruturação da cúpula e o sistema criado por ele para a elevação dos materiais da obra, além de ressaltar a influência do arquiteto para o grande artista Leonardo da Vinci. O trabalho finaliza dando ênfase em sua importância no mundo arquitetônico e na história e citando seu falecimento.

Palavras-chave: Brunelleschi. Cúpula. Catedral. Santa Maria Del Fiore. Hospital dos Inocentes.

QUESTÃO DE PESQUISA

Quem foi Brunelleschi e por que ele foi considerado o pai da arquitetura renascentista?

INTRODUÇÃO

Filippo Brunelleschi, nascido Filippo di ser Brunelleschi Lapi em 1377 na cidade de Florença, na Itália, foi filho de Giuliana Spini e Brunellesco di Lippo. Brunelleschi foi um grande arquiteto e escultor conhecido principalmente pelo projeto da Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, uma de suas maiores obras, localizada na mesma cidade onde ele nasceu e anos depois faleceu, em 1446.

Brunelleschi foi um dos grandes gênios da arte e da arquitetura renascentista e se destacou por redescobrir e explorar o método da perspectiva cônica em suas obras, além da tridimensionalidade e da ilusão de profundidade, inspirando grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Donatello, Michellangelo, Sandro Boticceli, dentre muitos outros.

Seu destaque se consolida na época conhecida como Quattrocento (1400 - 1499). Este período marca o fim da Era Medieval e também determina o início do Renascimento, movimento artístico e cultural que começou no século XV na Itália, que buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com a dominação religiosa desenvolvida na Idade Média. A cidade natal do arquiteto, Florença, ficou conhecida por ser o berço deste movimento.

Brunelleschi é um dos arquitetos mais importantes dentre todos os períodos. Seus estudos revolucionaram não só suas próprias obras, mas influenciaram diversos outros artistas tão importantes quanto ele, como citado anteriormente. Suas criações mesclam seu conhecimento artístico, desenvolvido no período em que era apenas artesão, e sua perspectiva da geometria linear ensinada a ele pelo matemático Paolo Dal Pozzo Toscanelli. Criador da perspectiva linear e considerado pai da arquitetura renascentista, é impossível falar de arquitetura na atualidade sem lembrar de Filippo Brunelleschi.

O INÍCIO

O então ourives foi criado em um lar burguês, com acesso a uma boa educação. O desejo de seu pai era que o filho seguisse seus passos e se tornasse advogado, mas Filippo optou pelo caminho do mundo artístico e, futuramente, arquitetônico.

Brunelleschi iniciou sua carreira como ourives e escultor. Entre suas obras iniciais estão os bustos dos profetas Isaias e Jeremias no altar de San Jacopo, na catedral de Pistoia, o crucifixo esculpido em madeira da Igreja de Santa Maria Novella e a obra que é considerada um dos marcos do início do Renascimento: Sacrificio di Isacco, um painel em bronze que retrata o sacrifício de Isaque. Tal obra foi produzida para um concurso realizado em 1401 para a porta norte do Batistério de Florença. Inicialmente, Brunelleschi empatou a competição com o também importante artista da época Lorenzo Ghiberti, mas posteriormente acabou perdendo pois Ghiberti era mais velho e experiente.

Com a frustração após sua derrota e já se inclinando à arquitetura, Brunelleschi decide ir para Roma com seu grande amigo e também grande escultor renascentista Donatello, passando anos na capital Italiana estudando construções, monumentos e ruínas da antiguidade romana e também pesquisando sobre matérias primas, metodologias e estruturas por trás das abóbadas, edificações arquitetônicas de cobertura curvada, como um arco.

A GRANDE CÚPULA

Ao retornar, Brunelleschi decide participar novamente de um concurso realizado em 1418, mas dessa vez disputou pelo projeto da cúpula (duomo) da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença.

Vencedor do concurso, o pai da arquitetura renascentista iniciou a realização de um de seus mais consagrados projetos, considerado altamente complexo e repleto de desafios: a cúpula da catedral florentina. Seu título era de diretor do projeto (provveditore, em italiano).

Com todos os conhecimentos adquiridos anteriormente em suas experiências e estudos, Brunelleschi decidiu não construir apenas uma, mas sim duas cúpulas em seu projeto: uma externa maior e mais alta, e uma interna, vista apenas de dentro do duomo, que possuiria pinturas do Juízo Final. No espaço entre ambas, uma escadaria com 463 degraus permitiria subir até o topo. Com 45,5 metros de altura por 52 de diâmetro, sua obra mantém até hoje o título de maior abóbada do mundo, estruturada em tijolos e argamassa.

ESTRUTURA INOVADORA

Brunelleschi desenvolveu um sistema brilhante que fugia completamente dos padrões da época para a construção de sua cúpula: ele deixou de lado a utilização de cetinas (arcos de madeira que serviam como moldes) e aplicou uma técnica denominada “espinha de peixe”. Inspirado pelo Panteon após estudar sua estrutura, ele foi considerado maluco ao expor sua ideia. Seu método consistia em posicionar os tijolos construindo camadas circulares, que afunilavam em direção ao topo.

Esse esquema de posicionamento fazia com que os tijolos horizontais aplicassem forças contrárias aos tijolos verticais, permitindo que o peso e a carga se distribuísse uniformemente por toda a circunferência da cúpula. Além de sua construção principal, Brunelleschi também projetou guindastes e andaimes. Ele inclusive instaurou uma cantina em um andaime projetado por ele, para que os trabalhadores não precisassem descer para se alimentar.

Para que os operários da obra não se preocupassem com a altitude na hora de posicionar os tijolos de seu esquema inovador, Filippo construiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com