TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filippo Brunelleschi

Trabalho Universitário: Filippo Brunelleschi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

Filippo Brunelleschi

O primeiro dos grandes escultores e arquitetos renascentistas, florentino nascido e morto em Firenze, Itália (1377– 1446) que iniciou a representação plana de objetos em três dimensões e tornou-se um dos mais importantes arquitetos da estética renascentista em Florença. Filho de um tabelião, Brunellesco Di Lippo, inicialmente trabalhou com o pai, mas abandonou a perspectiva das leis para se dedicar a arte da escultura. Ao perder um concurso com o painel O sacrifício de Abraão (1401), para a realização dos relevos em bronze da porta do batistério de Florença, dedicou-se a partir de então a arquitetura, onde se destacou como propagador dos princípios da perspectiva linear, que, embora conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média.

É o precursor do uso de pórticos tipo Renascença, com colunas e arcos coríntios, depois chamados de florentinos, nas obras do Hospital dos Inocentes, marco do estilo renascentista na arquitetura.

Sua primeira e mais importante obra foi a construção da abóbada, a Duomo Chapel, da catedral de SantaMaria del Fiore, em Florença, que também lhe trouxe a definitiva consagração. Também conhecida como a cúpula do Duomo de Florença (só terminada após sua morte) seu criador concebeu uma perspectiva, um artifício geométrico que criava a ilusão de tridimensionalidade numa superfície plana e defendeu a técnica e seus princípios matemáticos em tratados. A sua técnica aderiram artistas como Paolo Uccello, autor da Batalha de São Romano, Sandro Botticelli, autor do Nascimento de Vênus), Leonardo da Vinci, autor da Mona Lisa, Michelangelo, autor de Davi, Moisés e Pietá, do teto e parede da Capela Sistina, no Vaticano e da cúpula da Basílica de São Pedro. Todo visitante da cidade de Florença tem que passar por essa Catedral. Ela representa o período renascentista por suas características da época.

Outros trabalhos importantes seus, todos em Firenze, foram:

Sacristia de San Lorenzo (1418-1429)

Pórtico do hospital Degli Innocenti (1424-1445)

Capela Pazzi na igreja de Santa Croce (1429-1441)

Igreja do Santo Espírito (1434-1442)

Igreja de S. Maria degli Angeli (1434-1437).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com