TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSMISSÃO POR ENGRENAGENS

 Engrenagens são elementos mecânicos usados na transmissão de movimentos rotativos entre os eixos. São compostas por rodas dentadas e subdivide-se em: cônicas, retas, hipóides, helicoidais e cremalheira. São utilizadas na transmissão de movimentos com o objetivo de gerar um ganho de torque, controle do movimento e sua direção.

 Destacam-se pela longa duração, segurança, resistência às sobrecargas e pela transmissão de força sem ocorrer deslizamento, multiplicando os esforços com a finalidade de gerar trabalho; no entanto, também possuem algumas desvantagens como o custo elevado e os ruídos que geram durante o funcionamento.

Figura 1.1 Tipos de Engrenagem.

[pic 1]

A transmissão é feita através do contato entre os dentes,  as velocidades nos pontos de contato devem ser iguais para que não ocorra perda de contato ou travamento, efeitos que surgem quando dois pontos de contato de uma mesma engrenagem transmite velocidades diferentes.

TRANSMISSÃO POR ENGRENAGENS FRONTAIS OU CILÍNDRICAS

Engrenagens cilíndricas são predominantemente usadas em eixos paralelos, para potências até 25000 CV, rotações de até 100000 RPM, chegando a um rendimento por estágio de 96 a 99%. As engrenagens cilíndricas são subdividas em: engrenagens cilíndricas de dentes retos e engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais.

Figura 1.2 - Engrenagem cilíndricas de dentes helicoidais

[pic 2]

Figura 1.3 - Engrenagem cilíndrica de dentes retos

[pic 3]

As engrenagens cilíndricas de dentes retos possuem um processo de fabricação e manutenção mais simples em relação aos outros tipos de engrenagem. Seu rendimento pode chegar a 99%. Entretanto, em altas velocidades apresenta ruídos. As cargas transmitidas são apenas radiais, o que demanda mancais de suporte.

Já as engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais geram cargas axiais, além das radiais, isso acontece por causa do formato helicoidal dos seus dentes. Assim como as engrenagens cilíndricas de dentes retos, possuem um rendimento elevado e pode ser usado para grandes relações de transmissão. Também são muito utilizadas para cargas elevadas.

BIBLIOGRAFIA

Apostila para os cursos: Sistemas Mecânicos e Elementos de Máquinas, disponível em: >  Acesso em 9 de junho de 2014

NIEMANN, G., Elementos de Máquinas, Volumes 2, 8ed., Edgard BLUSHER, São Paulo, 2002.

UNESP, apostila sobre elementos de transmissão, disponível em: Acesso em 9 de junho de 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com