TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: BOA PRÁTICA

Seminário: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: BOA PRÁTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Seminário  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

DESENHO TÉCNICO: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISSIONADAS (1ª ETAPA)

Conforme a solicitação da primeira etapa referente à atividade prática supervisionada com objetivo de resolver uma tarefa por meio de pesquisa e debate com os membros do grupo, promovendo a troca de ideias e a construção do conhecimento.

ETAPA 1

Aula-tema: Introdução ao desenho técnico. Aspectos gerais do desenho técnico.

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar à escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo do desenho.

PASSO 1

Leia o capitulo 1 do PLT e discuta os tópicos com o seu grupo.

PASSO 2

Responder ás seguintes questões relacionadas á disciplina de desenho técnico.

• Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico:

Pode-se fazer uma primeira distinção de característica, através do próprio objetivo da descrição do objeto: O desenho artístico tem como objetivo transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, tem como característica transmitir significados e interpretações diferentes para diferentes indivíduos; o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa; que por sua vez, deve ser perfeitamente perceptível em qualquer lugar do mundo, tendo uma mesma interpretação, já que é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área.

• Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados:

Perspectivas: É a técnica de representação do objeto em uma visão espacial, rápida, de fácil interpretação como uma fotografia em catálogos de esquema de montagem e paisagismo.

Vistas múltiplas é um dos tipos mais usados na engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. Abrange uma grande quantidade de informações nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem, etc.

Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e é usado como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aqui demonstro alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

PASSO 3

A) Descreva qual é a principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com