TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA HAACK

Por:   •  4/5/2017  •  Ensaio  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

FAMILIA HAACK

Composta por um casal e dois filhos

Com dois pavimentos, o térreo com 286 m² e o superior com 156 m², a residência Haack possui um desenho em linhas retas e é composta por volumes puros: três barras horizontais paralelas entre si, as quais protegem as laterais do lote conferindo privacidade e segurança à casa.

O bloco central possui dois pavimentos, o primeiro abriga a área social (sala de estar, jantar e jogos), enquanto o segundo abriga a área íntima composta pela suíte do casal ligada aos três outros dormitórios por uma passarela. Essa estrutura forma um mezanino que confere maior amplitude aos espaços.

A partir do volume central, no térreo, estão as ligações para os dois volumes laterais:

COLOCAR PLANTA BAIXA AQUI INDICANDO

O primeiro abriga toda a área de serviço (cozinha, lavanderia, dependência de empregada e depósito)

O segundo abriga o gabinete, o apoio de piscina e a garagem.

ZONEAMENTO: COLOCAR AS PLANTAS BAIXAS COM LEGENDA EM CORES

RELAÇÃO ENTRE ENTORNO IMEDIATO, ACESSOS, CIRCULAÇÃO E FUNÇÕES: COLOCAR PLANTAS BAIXAS COM AS CORES ETC

CONDICIONANTES FÍSICOS:

O terreno onde a casa se localiza possui dois desníveis, porém nenhum atinge a área construída propriamente dita. O primeiro localiza-se na parte inicial do terreno, e o outro, na parte posterior do terreno, há um significativo aclive de 4,5 m, onde se construiu uma edícula direcionada para o lazer dos moradores.

A residência é orientada a sudeste e possui vasta fenestração, o terreno possui generosos recuos laterais, o que garante insolação e ventilação adequadas. A área da piscina se localiza na parte norte do terreno, banhada de sol durante o dia todo, e fica protegida dos ventos pela própria forma da edificação.

GEOMETRIA GERADORA DA PROPOSTA:

A estrutura da casa é composta por perfis metálicos para pilares e vigas com duas grades de concreto que servem como apoio. Essa estrutura mista possibilitou grandes vãos internos livres e grandes balanços para frente e para o fundo da casa, cujas projeções das lajes formam dois espaços cobertos aproveitados como varandas.

COLOCAR DESENHO DA ESTRUTURA

A ideia central que modulou a estrutura era a de conferir segurança e privacidade aos moradores, já que o condomínio no qual se localiza não permite muros. A partir daí, chegou-se à estrutura de leveza no volume central, integrando o interior com o exterior da casa com amplas esquadrias e panos de vidro. O andar térreo mais aberto, em contraste com o segundo pavimento e os dois volumes laterais que são mais fechados, um todo revestido de madeira e outro de alvenaria.

BOTAR FOTOS GERAL DA CASA

 

PONTOS POSITIVOS   

PONTOS NEGATIVOS 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com