TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLAGEM PARA COOPERATIVAS DE CATADORES

Por:   •  17/11/2017  •  Abstract  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5

SILVANA MARIA DOS SANTOS

CENTRO DE TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLAGEM PARA COOPERATIVAS DE CATADORES

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI, para obtenção de nota nas disciplinas Trabalho de Conclusão I e Atelier I do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Professor Ms. Vladimir José Chagas.

Ji-Paraná - RO

2015

Dedico a todos os catadores e

catadoras de materiais recicláveis.

"Sou uma catadora de rua
Honro minha profissão
Trabalho com alegria
Usando luvas nas mãos
Puxando o meu carrinho
Cantando minha canção
Defendo os meus companheiros
Que trabalham nas ruas e no lixão
A descriminação é grande
Mas vou te dizer meu irmão
Esses materiais tão valorosos
Que o povo chama de lixão
Ele separado e reciclado
Vale muito tostão
Com gotas de suor derramado
É dali que ganhamos o pão”.

(Ana Correia da Silva -
Catadora da Associação de Materiais Recicláveis de Rondônia)

RESUMO

        O artigo aborda algumas dimensões da história do lixo para chegar a justificar o tema sobre o Centro de Triagem para Catadores Materiais Recicláveis. O estudo se inicia no apresentando na antiguidade o lixo se resumia em dejetos: humano e animal.  Mas após a Revolução Industrial que se pode chamar lixo com os termos de hoje. Porém a ideia ou necessidade de buscar novas alternativas surge só foi nos anos 80 quando aparece a expressão reciclagem, ou seja, reutilizar o material que iria para o lixo. No Brasil passa a existir paralelo uma nova forma de sobrevivência, ou seja, pessoas que vivem do lixo e que pouco a pouco fazem parte da economia e eles são intitulados de catadores e catadores de lixo que se encontram a margem da sociedade, contudo alimentam a indústria recicladora com custo muito baixo e com o mínimo de condições de vida. Frente a esta realidade faz-se se indispensável propor um projeto de um Centro de Triagem este trabalhadores organizados em cooperativas. Esta proposta é para a cidade de Ji-Paraná. Um espaço que vai além de um barracão de amazenamento de materiais, mas um local onde se possa trabalhar, organizar e educar contribuindo  para que os recicladores tenham acesso a um local adequado para realização da suas tarefas e baseando em uma arquitetura sustentável.  

Palavras-Chave: Centro de Triagem. Catadores. Coleta Seletiva. Cooperativa.

RÉSUMÉ

        L'article traite de certains aspects de l'histoire des ordures à obtenir pour justifier le thème sur Centre de Dépistage pour Cueilleurs Matières Recyclables . L'étude commence en présentant dans l'antiquité ordures est descendu sur les déchets: humaine et animale. Mais après la Révolution Industrielle que vous pouvez appeler à la matière des déchets aujourd'hui. Mais l'idée ou le besoin de rechercher de nouvelles alternatives se pose n'est pas avant les années 80 quand il apparaît le recyclage d'expression, ou réutiliser le matériel qui irait à perdre. Au Brésil, il existe maintenant une nouvelle forme de survie parallèle, c'est à dire, les gens qui vivent dans la poubelle et que peu à peu partie de l'économie et ils sont les cueilleurs que si trouvent sans droit qui sont en marge de la société, mais nourrissent l'industrie de la recyclage à très faible coût et avec des conditions de vie minimales. Face à cette réalité, il est un indispensable proposent une conception d'un centre de dépistage qui a organisé les travailleurs des coopératives. Cette proposition est pour la Ville de Ji-Paraná. Un espace qui va au-delà de matériaux hangar de stockage, mais un endroit où vous pouvez travailler, aider à organiser et éduquer les recycleurs qui ont accès à une alimentation adéquate pour effectuer les tâches et l'architecture durable basé sur un emplacement.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com