TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem é um processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUIÇÃO DE ENSINO ANHANGUERA UNAES II

PROJETO DE PESQUISA

Kátia dos Santos Velozo  RA: 9911177294

Keli Daiane Crepaldi  RA: 8873423715

Thiely Oliveira Barbosa  RA: 9911147157

RECICLAGEM

Profª. Ana Rigo

Campo Grande, setembro 2014

Reciclagem é um processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original, transformando-se em produtos iguais em todas as suas características, sendo um conceito diferente de reutilização. A reutilização é o reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro com características diferentes; exemplo: o vidro.

A reciclagem é uma das ações da politica dos três Rs – Reduzir, reutilizar e reciclar. É o termo geralmente usado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto ou matéria.

A política dos três Rs é um conjunto de ações que foram sugeridas durante a cúpula da Terra (Eco-92), realizada no rio de janeiro em 1992. Esta política tem como objetivo principal, colaborar para redução dos impactos causados no meio ambiente, através da diminuição de um dos principais problemas da vida moderna: a geração de lixo pelo consumo desenfreado.

Benefícios da reciclagem :

A preservação do meio ambiente.

Menos consumo de recursos naturais escassos.

O uso de menos espaço nos aterros sanitários.

Grande economia de energia elétrica.

Geração de um grande número de empregos.

Sabe-se que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano (único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta).

 

Fator Ambiental.

A ideia de aproveitar resíduos não é nova; e contudo, se estabelecido de forma expressiva, não só por razões econômicas, mas principalmente como forma de minimizar os impactos no meio ambiente.

Óleo.

 

Por exemplo: um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos. Esse resíduo, passa por reações químicas e da sua decomposição, ao entrar em contato com o mar, resulta a emissão de gás metano que é um dos grandes vilões do aquecimento global. E no caso de ser jogado no ralo da pia, contribui para proliferação de ratos, e vários tipos de insetos na rede de esgoto, além de provocar o entupimento das tubulações.

Óleo bom é também óleo reciclado; a população deve-se atentar, pois especialistas apontam para a importância de se reciclar o óleo de cozinha, seu desperdício é algo grave para a natureza, quando sem o menor cuidado as donas de casa o laçam pelo ralo das pias de suas casas, com essa atitude, o óleo pode fluir em direção aos rios e inevitavelmente interferir no ritmo de todo o ecossistema, sufocando os peixes, poluindo a água e devastando a vida no fundo dos rios.

O meio ambiente onde vivemos sofre muitas transformações, todos devem contribuir para sua melhoria colaborando com a coleta de óleo de cozinha, separando para as instituições que prestam esse tipo de serviço, o óleo jogado na pia de casa, no lixo ou em terrenos baldios, acarreta vários problemas: o entupimento da rede de esgoto, que se não tratado prejudica à fauna aquática; também contribui para as enchentes, por que ao entrar em contato com o solo, age como um impermeabilizante. E consequentemente provoca um aumento de até 45% nos custos de tratamento dos esgotos e o que permanece nos rios, provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes, tanto que contribui para o agravamento das enchentes. Muitos produtos industriais que usam óleo vegetal novo na sua fabricação podem usar o produto reciclado, deixando assim o óleo destinado à alimentação, colaborando também com a manutenção dos preços.

Reciclar;

Saiba como.

Hoje existem várias empresas que se habilitaram para o recolhimento desse material.

O  trabalho de reciclagem de óleos e gorduras de fritura é bastante simples: é deixado um recipiente adequado para o armazenamento (tambores de plástico) com capacidade para até 50 litros de óleo de fritura, em grandes polos geradores de resíduos, como bares, restaurantes, cantinas, padarias, churrascarias, hotéis, motéis, hospitais, empresas, etc... Esses recipientes são identificados com um rótulo, onde constam os telefones e o site para contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com