TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

No contexto do declínio do sistema feudal e do renascimento das cidades e do comércio, além da forte influência do clero na vida social e política, a arquitetura gótica surge na França, durante a Baixa Idade Média, e tem forte presença entre os séculos XII e XV. O período gótico que sucede o período românico, surge no cenário do cristianismo, buscando uma arte nova e representativa de seus ideias, mas inspira-se nos grandes nomes românicos. Conhecido também pela arte das catedrais, a arquitetura gótica mantém a nave cortada pelo transepto do estilo românico, mas apresenta inovações que as distinguem completamente do estilo anterior.

As construções góticas se tornaram cada vez mais complexas; e os novos suportes estruturais implantados, como o arco ogival e o arcobotante, que dirigia os pesos laterais para o contraforte, e este por sua vez neutralizava a pressão causada pela estrutura, permitindo assim que as catedrais se tornassem exuberantemente altas, com presença de grande luminosidade, já que as paredes não eram mais elementos estruturais, permitindo assim a utilização de janelas com vitrais e rosáceas.  

O verticalismo é por sua vez a característica mais marcante desse estilo, visto que buscava uma aproximação com a vida celestial, destacando o esplendor e ignorando a escala humana afim de priorizar a insignificância da carne e vida terrestre sobre o espírito e vida celestial.

O movimento gótico passou por várias fases, desde o primitivo, onde apresentava ainda uma grande herança românica, mesclando diferentes técnicas e trazendo nesse primeiro momento um exagero e diversificação das suas obras; percebendo-se também uma ensaio do verticalismo, experimentando, mesmo que ainda com hesitação, romper o horizontalismo românico. Já o cenário do gótico pleno, que estende-se 1190 até meados de 1350, percebia-se mais uma homogeneização das técnicas construtivas, e o verticalismo já estava bem definido, buscava-se agora catedrais cada vez maiores, e o uso de rosáceas se torna uma característica importante do período. Por fim, entre 1350 à 1500, o gótico tardio em meio à devastadora peste negra, que estima-se ter matado metade da população da europa, torna-se uma arte confusa e sombria, e a influência da religião entra em declínio, e a expressão artística torna-se mais mundana, complexa, presando agora excessivamente os detalhes decorativos.

Gótico Inglês.

O período gótico se constituiu na Europa, mais precisamente na França, contudo rapidamente se consagrou em países, como Alemanha, Espanha e Inglaterra. Na Inglaterra, o gótico começou a ser usado fortemente no século XII, e predominou assim durante 300 anos. O estilo gótico inglês utilizava também as principais estruturas do movimento Francês; as catedrais eram feitas em pedras, estruturadas com o mesmo sistema de arcos ogivais, arcobotantes e contrafortes. No entanto diferente dos ideais franceses, que planejavam igrejas suntuosas, extremamente altas, com estruturas marcantes e aparentes; o movimento inglês buscava uma vertente mais discreta, optava por uma altura moderada e desfaçava seus elementos estruturais. O gótico inglês é considerado uma evolução local do período românico, preservando então o caráter horizontal de suas obras, diferindo-se em muitos aspectos do gótico francês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com