TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa MM- Studio MK27

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO (ARQUITETURA I)

PROFESSOR MÁRIO HENRIQUE DE CASTRO CALDEIRA

ENTREGA – 31/03/2017

CASA MM

STUDIO MK27

ANDRESSA COMUNI COELHO

C779FF-6

São Paulo – SP

2017

CASA MM

Esse trabalho apresentará detalhes do projeto Casa MM, projetada pelo Studio MK27, do arquiteto renomado Marcio Kogan, junto com a equipe de projeto, Carolina Catroviejo, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Luis Eduardo Loiola, Fernando Botton, Eduardo Glycerio, Lair Reis Renata Furlanetto, Samanta Cafardo e Suzana Glogowski e com a colaboração da arquiteta Maria Cristina Motta. O projeto se iniciou em 2009 sendo concluído em 2012, se localiza em Bragança Paulista, interior de São Paulo, e possui uma tipologia residencial.

O STUDIO MK27

O Studio MK27, localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, foi fundado no início dos anos 80 pelo arquiteto Marcio Kogan, que lidera, atualmente, Amanda Temponi, Carlos Costa, Carolina Castroviejo, Diana Radomysler, Eduardo Glycerio, Elisa Friedmann, Giovanni Meirelles, Lair Reis, Laura Guedes, Leci, Lia, Luciana Antunes, Marcio Tanaka, Mariana Ruzante, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Pedro Ribeiro, Regiane Leão, Renata Furlanetro, Samanta Cafardo e Suzana Glogowski, compondo 21 integrantes no total, além de vários outros membros espalhados pelo mundo.

Os arquitetos do escritório se inspiram muito no modernismo, que se difundiu no Brasil no século XX, e procuram dar continuidade a esse movimento da arquitetura, apreciando muito a simplicidade, os detalhes, os acabamentos, as proporções horizontais e os materiais brutos. Com tantos artesãos separados no mundo, faz com que o escritório tenha muitas obras espalhadas pelo mundo, como na China, nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, podendo assim, espalhar um pouco do Brasil por diversos cantos do mundo, com a arquitetura modernista daqui.

O ateliê se organiza de um jeito democrático, com a colaboração de todos os membros, onde cada inventor responsável é co-autor de seus trabalhos, junto com Marcio. O escritório realiza projetos muito diversificados e já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Marcio Kogan conheceu o mundo da arquitetura através de seu pai, engenheiro e se tornou reconhecido quando projetou e construiu o maior arranha-céu brasileiro, o edifício Mirante do Vale, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, junto com o arquiteto Waldomiro Zarzur.

Nasceu na cidade de São Paulo, se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1977. Em 1980, fundou seu escritório de arquitetura, e em 2001 deu o nome de Studio MK27, onde projeta, principalmente, residências unifamiliares de alto padrão, construções comerciais (lojas), serviços (estúdios e escritórios) e hotéis. Por atuar na área do cinema, esta linguagem está presente em suas obras, onde muitas residências possuem o máximo de ambientes integrados, todos com a beleza do cinema trazendo a área externa para dentro da residência.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A Casa MM foi projetada num terreno de 4.500 m² e possui uma área construída de 715 m², pelo Studio MK27. Começou a ser projetada no ano de 2009 e foi concluída em 2012.

A divisão da casa é feita em:

  • Bloco Sul – abriga a garagem, a sala de TV e as áreas complementares e é aberta para a varanda; [pic 1][pic 2] [pic 3][pic 4]
  • Bloco Norte – abriga os quartos, onde a cozinha e a sala são integradas e a área de serviço conectada com o vazio do eixo perpassante. Isso ocorre por conta do cruzamento de dois eixos perpendiculares no andar térreo;[pic 5]

[pic 6]

O projeto mostrado possui uma volumetria horizontal, com uma cobertura verde que eleva a grama do terreno e une o entorno com a construção. A residência possui ao longo de suas extremidades, leste e oeste, portas camarão de madeira (brises-soleil) que podem se abrir por completas e essas possuem quatro funções: filtrar a luz do sol para dentro da casa e proporcionar mais segurança quando fechadas, quando abertas proporcionam uma ventilação muito boa para vencer o clima quente do interior e possibilita uma vista ampla do entorno.

[pic 7] [pic 8]

O teto verde também age como um isolante térmico, amenizando o recaimento do sol na residência, além de aderir uma característica à volumetria, acentuada pelas portas de madeira nas laterais e por empenas de concreto nas extremidades. Com essas duas características citadas neste parágrafo e no anterior, sobre a questão do teto verde e dos brises, faz com que a Casa MM se torne uma casa com particularidades sustentáveis.

[pic 9] [pic 10]

O forro da casa, na parte da cozinha e da sala, possui um pé-direito baixo, é feito de concreto armado e o desenho desse teto se remete ao movimento linear que o deck de madeira faz, resultando num ambiente confortável como mostram melhor as figuras 2, 3 e 4. Já nos espaços internos, o forro acompanha o desenho do telhado em águas e do teto verde, que foi feito com ripas de madeira. Essas alturas diferentes dos forros da casa realçam a transição entre o exterior e o interior, dividindo a moradia em dois blocos, além de interligar as áreas internas da casa de campo, como mostram as figuras a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (714.4 Kb)   docx (604.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com