TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de proteção a pequenos animais

Por:   •  21/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE NORDESTE

CHRISLANNY DOS SANTOS DE ANDRADE

PROJETO DE PESQUISA

CENTRO DE PROTEÇÃO À PEQUENOS ANIMAIS

FORTALEZA – CE

março/2016

CHRISLANNY DOS SANTOS DE ANDRADE

CENTRO DE PROTEÇÃO À PEQUENOS ANIMAIS

Projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão

 de Curso apresentado como nota de Avaliação

 Parcial 1.

FORTALEZA – CE

MARÇO/2016

SUMÁRIO

  1. TEMA4
  2. INTRODUÇÃO4

        2.1. Relação entre o homem e os animais domésticos4

  1. PROBLEMÁTICA6
  2. JUSTIFICATIVA7
  3. RELEVÂNCIA7
  4. OBJETIVO GERAL8

 6.1. Objetivos específicos8

7. METODOLOGIA

  1. ESTUDOS DE CASO9

            8.1. Projeto 1 9

            8.2. Projeto 2 9

            8.3. Projeto 3 10

  1. CRONOGRAMA11
  2.  ANEXOS........................................................................................................12
  3.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................13

  1. TEMA

Centro de Proteção a Pequenos Animais (CPPA).

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá a apresentar a ideia de um projeto, da criação de um Centro de proteção à pequenos animais na cidade de Fortaleza, como um serviço público, mantido especialmente pelo governo do estado, sem fins lucrativos.

Criar um espaço de proteção e cuidados, a animais abandonados a violência e maus tratos e dar auxílio aos animais que são cuidados e protegidos por pessoas carentes, que não tem condições de pagar os valores de uma clínica veterinária particular. Mostrar à população que as doenças que afetam os animais (domésticos) também podem afetar a população em si.

A ideia deste projeto, a escolha desse tema, veio após ter tido a experiência de adoção a um animal, um gato, e a escolha em ser um lugar público, foi por ter percebido como é difícil manter e proporcionar bons cuidados a animais domésticos, vendo os preços que são cobrados em clínicas veterinárias particulares, em relação a consultas, cirurgias, como a de castração que é tão importante, pois existes muitos animais abandonados que continuam por ai colocando mais e mais, cães e gatos neste mundo, que também ficarão abandonados.

Quando decidi que queria um animal, não soube onde começar a procurar, usei o benefício das redes sociais e encontrei algumas Ong’s que fazem este trabalho, resgatar animais abandonados e cuidá-los enquanto possível e encontrar famílias que vão cuidar, dar um lar para eles, por isso tive a ideia de criar um lugar onde as pessoas tenham essa referência, de quando tiverem a intenção de  adotar, ou de quando encontrar algum na rua, ter uma referência de onde deixar, ter onde procurar.

Educar as pessoas sobre o cuidado com os animais. Porque adotar? Porque adotar um animal adulto? Porque é tão importante a castração? São as perguntas mais frequentes em quando pensamos neles, e são respostas que vocês irão descobrir ao longo da minha pesquisa.

2.1.    Relação entre o homem e os animais domésticos

Não se sabe ao certo a data precisa de quando surgiu o primeiro animal doméstico, pesquisas históricas relatam que vem desde os primórdios, quando nas primeiras pinturas artísticas, a arte rupestre, a qual eles gravavam nas pedras, ou pintavam o interior de suas grutas, e desenhavam a fauna, exemplo de aniamis mais pintados eram os auroques (uma espécie de bovídeos já extintos), cavalos, cabras montanhesas, veados e peixes. “Esta relação estreita entre o Homem Pré-Histórico e os animais deve-se sobretudo ao impacto que estes tinham na vida das comunidades, grandemente dependentes da caça” (PEREIRA,2009).

De acordo com o artigo publicado na Revista Mundo Animal nº12 Vida Selvagem de setembro de 2009, segundo vestígios arqueológicos o primeiro animal a ser domésticado foi a ovelha, justo pela quantidade de resursos que a mesma apresentava. Este processo ocorreu há cerca de 9 mil anos a.C. (Neolítico), no Próximo Oriente, quando as bases económicas se transformaram gradualmente, passando a existir agricultura e pastorícia e consequentemente uma sedentarização do Homem, até aqui nómada.

Foi no período paleolítico que o cão começou a ser domesticado, o mesmo participava das caçadas, e logo após na ajuda a controlar o gado, dentre essas atividades o cão passou a coabitar junto ao ser humano, assim dando início a sua domésticação.

Já os gatos, como também as aves, tiveram seu processo de domesticação no Egito, também pelos recursos que apresentariam ao homem, o gato pela capacidade de manter os celeiros livre das pragas, e porque havia um culto religioso para com eles, a 5 mil anos atrás estes felinos eram tratados como divindades. A deusa egípcia Bastet, símbolo do amor materno, da ternura e da fecundidade, era retratada com corpo de mulher e cabeça de Gato. Quem matava um gato era condenado a morte, se a casa pegasse fogo o primeiro a ser salvo era o gato, e entre outras crenças.         

As interações entre animais domésticos e seres humanos são de interesse particular por causa de sua relevância para o bem-estar do animal doméstico e do ser humano envolvido, e porque o manejo dos animais pode ser auxiliado ou atrapalhado por elas (Miklóski et al.,2005).

Atualmente a interação entre homem e animal, é bem mais afetiva, quando se propõe a criar um animal doméstico, é em busca de uma amizade ou um companheirismo fiel, a partir do momento que você toma o animal ainda bebê do colo de suas mamães, eles passam a buscar em você esse colo e abrigo. Apesar de haver o abandono, ainda é muito afetivo a relação entre homem e cão, homem e gato, e quando junto os três a ligação também entre cão e gato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (796.1 Kb)   docx (605.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com