TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Castração De Animais Domésticos De Pequeno Porte: Benefícios E Cuidados, Além Da Responsabilidade E Dever Do Tutor.

Por:   •  27/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Curso Bacharelado em Medicina Veterinária

Castração de animais domésticos de pequeno porte: Benefícios e cuidados, além da responsabilidade e dever do tutor.

Alunos: Bruna Ferreira

André Arguelhes

Ana Luiza

Cynthia Moia

Vyctoria Medeiros

Francisco Cézar

Odalio Fontenelle

Kevelyn Macedo

Victor Nascimento

Yago Leão

Felipe Monteiro

2022


INTRODUÇÃO 

A relação entre animais e humanos está se tornando cada vez mais forte, onde animais ditos de companhia se tornaram um membro da família. Com isso, a preocupação com  estes animais aumentam e o tutor procura obter informações sobre o bem-estar do seu pet.

Uma das formas de bem-estar é a castração, porém ainda tem muitos que acham a castração um procedimento invasivo e acabam procurando outros meios.

O método mais usado é a injeção anti cio, são fármacos produzidos em laboratórios para mimetizar o hormônio fisiológico, chamado progesterona. Este hormônio administrado permanentemente evita gestações indesejadas, ou seja, são anticoncepcionais.

A falta de conhecimento do tutor acaba trazendo muitos malefícios para o pet, pois não escolher a castração faz com que o animal esteja sujeito a muitas doenças, como a piometra que é uma infecção no útero e o tumor testicular. Com isso, não podemos esquecer das consequências da injeção, com ela as cadelas e gatas acabam desenvolvendo tumor de mama e o que era para ser algo não invasivo e sem preocupações, acaba se tornando um problema de saúde muito doloroso e que pode até levar o animal a óbito.

Outro problema que a castração pode evitar é a superpopulação de animais em situação de rua, são cães e gatos abandonados e que conseguindo sobreviver, acabam se reproduzindo e aumentando essa população. Neste caso podemos destacar que além do sofrimento que o animal passa na rua como fome e maus tratos, temos também um problema de saúde pública, pois o aumento da população de animais de rua trazem diversas doenças que podem ser passados para os humanos, essas doenças são conhecidas como zoonoses.

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, essas doenças acabam sendo transmitidas pela falta de cuidado e vacinação dos animais. Podemos destacar entre elas a raiva, uma doença que tem campanhas de vacinação gratuita pelo governo do estado e desse jeito acaba sendo a mais preocupante entre a população. Porém a campanha não atinge os animais de rua, já que é preciso que o dono leve o animal até o posto de vacinação, então aquele animal que estar na rua e tendo 5 filhotes em cada cio acaba trazendo muitos problemas socioambientais.

De acordo com Garcia (2005) a educação e a conscientização da pessoa responsável são os pilares de programas de controle de populações animais. A falta de vínculo entre o ser humano e seu animal de estimação dá-se, principalmente, devido à falta de conhecimento dos proprietários


sobre os animais que possuem, gerando um contingente de animais abandonados depois de já terem tido um lar (em torno de 70% dos casos de abandono).

Então com a castração podemos evitar diversos problemas, sejam eles de superpopulação ou de doenças, tanto no animal quanto no ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com