TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidades Industriais

Por:   •  5/9/2016  •  Seminário  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

A Revolução Industrial foi um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo.

Primeiramente irei apresentar os principais fatores que influenciaram esse marco na historia.

- O aumento da população, devido ao baixo índice de mortalidade.

- Aumento da média de vida da população, passou de 35 anos para 50 anos e consequentemente modificando a estrutura da população, assim aumentando o número de jovens devido à queda da mortalidade infantil.

- Aumento dos bens de serviços produzidos por efeito do progresso tecnológico e desenvolvimento econômico.

- A redistribuição dos habitantes no território, isso como consequência do aumento demográfico e das transformações das produções. Assim começa a imigração do campo para as áreas aos redores das indústrias, que quase sempre eram em torno de lagos e rios.

- O desenvolvimento dos meios de comunicações: as estradas de pedágio, estradas de ferro e os canais navegáveis, proporcionando uma maior mobilidade das mercadorias.

No entanto toda reação gera uma reação, e com toda essa onda de progresso as desvantagens começaram a aparecer, assim surge os primeiros congestionamentos nos tráfegos, a insalubridade, e a feiura dos bairros tornavam intolerável a vida das classes subalterna nas cidades. Com tudo isso acontecendo os representantes iluminado das classes dominantes propõem novas formas de intervenções publicas para corrigir separadamente e gradualmente os inconvenientes individuais.

Podemos dividir esse processo em 2 partes.

- 1ª A realidade: o ambiente das cidades e as primeiras tentativas para melhora-lo com reformas setoriais.

- 2ª As alternativas para essa realidade, idealizadas nos livros e posta em pratica como experiências excepcionais, longe das cidades existentes.

A primeira relata o ambiente em que as cidades se encontravam, as ruas estavam estreitas para conter o transito, as casas eram muito compactas para hospedar, sem inconveniência, uma população mais densa. As primeiras tentativas para melhorar esse ambiente se deram com as classes dominantes, elas abandonaram gradualmente o centro e se estabeleceram na periferia, suas velhas casas se tornam casebre onde se amontoavam os pobres e os recém-imigrados. As famílias tendem a viver o mais possíveis isoladas, dividias em classe rica, média e pobre.

Os ricos constroem as casas em lugares mais isolados, vilas ou vilazinhas e os pobres possuem habitação menos isoladas, casa em fileiras ou sobreposta em edifícios de muitos andares. Essas casas, em um ambiente muito restrito, por sua vez dificulta a eliminação dos refugos e o desenvolvimento das atividades ao ar livre, ao longo das ruas correm os esgotos abertos, se acumulam as imundices e nesse mesmo local circulam as pessoas, os veículos, animais, crianças brincando além do mais esses bairros surgem perto de lugares desfavoráveis: industrias, estrada de ferro, as fabricas perturbam as casas com as fumaças e ruídos e poluem o curso de agua.

Esse é o resultado da superposição de muitas iniciativas publicas e privadas, não regularizadas e não coordenadas. E com isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com