TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Dos Números Romanos

Trabalho Escolar: A História Dos Números Romanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Os números romanos recebem este nome, pois, quem inventou este sistema de contagem foram os romanos. Os romanos fizeram parte da super conhecida civilização romana. Esta civilização foi, simplesmente, uma das mais importantes civilizações antigas, senão a mais importante. Eles existiram durante muito tempo e, durante todo o período de existência, colaboraram com diversos avanços científicos, sociais e também econômicos para quem viria depois.

Os romanos, assim como outros povos, tinham a necessidade de contar. Contar o número de animais, contar as horas, os soldados, as plantações e seus bens materiais, por exemplo. Para tanto, essa civilização tão avançada começou a elaborar um sistema próprio de contagem. Foi daí que vieram os números romanos. Entretanto, como os romanos eram muito espertos, eles não inventaram uma enorme quantidade de símbolos para representar a contagem e com isto compor o sistema numérico dos números romanos. Eles pegaram letras do alfabeto, que já existia, para utilizar nos números romanos.

Para os romanos o número 1 ficou com o símbolo da letra I. O número 5 ficou com o símbolo da letra V. O número 10 ficou com o símbolo da letra X. O número 50 ficou com o símbolo da letra L. O número 100 ficou com o símbolo da letra C. O número 500 ficou com o símbolo da letra D. E o número 1000 ficou com o símbolo da letra M.

Apenas com estes símbolos podemos montar todo o sistema numérico dos números romanos. Por exemplo, o número 2 fica como II. O número 300 fica como CCC. Outra coisa importante sobre os números romanos é que se comocamos um número maior e depois um menor, eles se somam. Por exemplo: VI = soma de 5 +1 = 6. Caso você coloque o número menor antes do maior fica uma subtração. Por exemplo, IV é igual a 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com