TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e História do Concreto Protendido

Por:   •  10/5/2021  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

A História do Concreto Protendido

Ao longo dos anos o concreto protendido vem passando por muitas evoluções. Tudo começou nos Estados Unidos em 1841 quando o engenheiro John Roebling determinou que uma fábrica fizesse fio de ferro que era utilizado para substituir a corda de cânhamo utilizada para içar vagões pela ferrovia de Portage na Pensilvânia, mais tarde esses cabos passaram a ser utilizados para suspensão de pontes.

No decorrer do século 19, foi notado o baixo custo de produção de ferro e de aço, quando adicionado a invenção de cimento portland , em 1824, levou ao desenvolvimento do concreto armado. Em 1867 o jardineiro francês Joseph Monier , patenteou o método de fortalecer vasos de concreto fino, incorporando tela de arame de ferro no concreto. Monier aplicou posteriormente suas ideias para patentes de edifícios e pontes.

Em 1901 o engenheiro suíço Robert Maillart começou a fazer o uso do concreto armado o que fez com que houvesse uma revolução na arte estrutural, Maillart foi o primeiro estilista que rompeu completamente com a tradição da alvenaria fazendo uso do concreto em formas adequadas às suas propriedades.

O que é Concreto Protendido

O concreto protendido é uma técnica de execução já bastante utilizada no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas começaram a desenvolver métodos em que a armadura sofre um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços, ou seja, tração no aço e compressão no concreto. A técnica tende a melhorar o desempenho das estruturas e utilizando todo o potencial do concreto à compressão e minimizar ou até acabar com as fissuras geradas pela tração, essa redução das fissuras aumenta muito a vida útil das estruturas porque protege as armaduras da penetração de água e umidade prevenindo consequente para que não haja corrosão.

A maior vantagem das estruturas protendidas é a redução das seções dos elementos estruturais, permitindo que sejam vão maiores sejam vencidos com elementos mais esbeltos, trazendo também mais economia à obra.

Na construção civil chamamos de protensão a técnica utilizada para aumentar resistência do concreto, essa técnica consiste basicamente em dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto, melhorando a resistência do material, minimizando os impactos das ações externas.

A estrutura de protensão é constituída basicamente por cabos de aço inseridos no concreto já endurecido e com uma resistência mínima para evitar que ocorra danos no ponto de apoio que pode ser danificado no momento da aplicação da carga caso o concreto não tenha ainda a resistência necessária. Estes cabos atravessam toda a estrutura (viga ou laje) passando hora na parte superior, hora na parte inferior, que são definidas a partir da solicitação do momento fletor, (positivo ou negativo).

O tensionamento dos cabos se dá através de macacos hidráulicos, e só é iniciado após o concreto ter atingido uma resistência mínima que é dimensionada pelo calculista do projeto. O avanço da tecnologia na protensão fez com que as possibilidades de aplicações desse tratamento crescessem, principalmente na utilização de armação de blocos e sapatas, construção de silos, lajes, reforço de estruturas, dentre outras.

Vantagens da utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com