TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção sustentável

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. O CASO DOS MATERIAIS DE

CONSTRUÇÃO[1]

Luciana Araújo Lucena[2]

O nosso Planeta tem enfrentado vários problemas referentes aos impactos ambientais proveniente da ação humana, cuja falta de solução poderá ocasionar danos á sobrevivência da População. Além do alto consumo desses recursos, a atividade humana é a maior responsável pela poluição do meio ambiente. Como resultado nos deparamos com um planeta altamente poluído no qual tem apresentado vários efeitos imediatos na natureza afetando outros continentes e as gerações futuras através das catástrofes naturais contínuas acarretando a redução da população em cerca de 20%. 

Ao se escolher materiais produzidos a partir de resíduos, com elevado nível de reciclagem, mais duráveis, que incorporem menos energia ou que sejam escolhidos mediante uma análise do seu ciclo de vida, constituem como soluções que possa garantir uma construção sustentável.

A preocupação da sociedade no que se refere aos problemas ambientais se destacou após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente que ocorreu em Estocolmo no ano de 1972, mas apenas em 1987 com a publicação do relatório de Bruntland, se definiu o termo desenvolvimento sustentável como forma de satisfazer as necessidades as necessidades atuais da população sem comprometer o futuro de outras gerações.

No ano de 1992, houve a Conferência do Rio, foi aprovado a declaração do Rio sobre o Ambiente e Desenvolvimento, a Declaração de Princípios sobre as Florestas e a Agenda 21 além da convenção sobre as alterações climáticas e a Convenção sobre a Diversidade Biológica no qual houve a participação de chefes de estado e de governo de vários países.

No ano seguinte foi desenvolvido pela união europeia o 5º Programa para o Ambiente e Desenvolvimento, estabelecendo uma maior abrangência sobre as políticas ambientais. Logo em seguida, no ano de 2002, em Portugal, foi elaborado o Programa de Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS) que consiste em um documento atualizado que coordena as ações de esfera econômicas. Social e ambiental para garantir um crescimento imediato para garantir a proteção e a valorização do meio ambiente sem esquecer a inter-relação social.

O setor da construção é considerado como a atividade econômica que mais consome matérias primas e elevada quantidade de energia além de produzir uma enorme quantidade de resíduos no qual poderia ser reciclada e reaproveitada.

Com o aumento da população mundial e as necessidades de construção de edificações e outras infraestruturas irá comprometer ainda mais o consumos da matéria – prima não renovável, aumentando assim a produção de resíduos.

Assim a sustentabilidade presente nas indústrias da construção, no que se refere ao uso dos materiais de construções, se torna responsável por desempenhar um papel de extrema importância para o uso adequado dos materiais de construção.

Alguns materiais são chamados de amigos do ambiente, são eles os materiais obtidos a partir de outros resíduos. É fato que a forma mais eficaz de tornar a atividade da construção como uma atividade sustentável é através da associação correta dos resíduos de outras indústrias em matérias de construção. Este assunto tem merecido uma atenção em especial

Um grande exemplo é o uso do Betão, material mais utilizado pela construção, no qual vem sofrendo uma incorporação para o reaproveitamento de seus  resíduos. Como uma forma de alcançar os objetivos previstos no âmbito do 3º objetivo do ENDS 2015 de reduzir em cerca de 12,1% o valor dos resíduos industriais relativamente aos valores dos anos anteriores.

Em Portugal uma grande quantidade de resíduos produzidos que poderiam ser reaproveitados forma depositados nos aterros.

Sobre a durabilidade dos materiais, quanto maior sua durabilidade, maior será sua vida útil, assim menor será seu impacto ambiental. Tal característica se deve a composição química, a cal, um material ligante bastante susceptível ao ataque químico devido ao cimento apresenta incapacidade de apresentar boa aderência aos agregados que devido a sua capacidade de permeabilidade facilita a entrada de água deteriorando algumas estruturas.

A utilização de materiais provenientes de fontes renováveis contribui inequivocamente para a sustentabilidade da indústria da construção. Neste grupo podem incluir-se materiais como a madeira, ou o bambu, desde que o ritmo de renovação destas espécies seja superior ao ritmo do seu consumo pela indústria da construção.

O uso dos materiais recicláveis apresenta grandes vantagens ambientais devido a sua vida útil ser muito curta e logo poderão gerar outros materiais. Portanto quanto aos materiais de origem geológicas, se optar pela reciclagem dos produtos em fez de fabricar novos produtos através da material prima, conseguimos reduzir o impacto negativo causando ao meio ambiente.

O produto que facilmente pode ser reciclado oferece vantagens em relação aos não recicláveis. Infelizmente grande parte dos produtos utilizados na construção apresenta baixo potencial de reciclagem, porém, existem alguns que podem ser reciclados várias vezes que dificilmente são utilizados.

Para o uso de uma construção sustentável, a redução dos padrões energéticos é considerado como prioridade fundamental pelo simples fato de amenizar problemas e econômicos e ambientais ocasionados pela emissão de carbono nas usinas termoelétricas pelo simples fatos desses materiais representar cerca de 15% da energia utilizada na construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com