TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO SOBRE O ARTIGO: “ARQUITETURA É ARTE?”

Por:   •  20/10/2020  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA E HISTÓRIA V                 DOCENTE: JAQUELINE PEDONE

DISCENTE: BRUNA LIRA                2020/04

DISSERTAÇÃO SOBRE O ARTIGO: “ARQUITETURA É ARTE?”

O autor aponta o avanço da arquitetura nos últimos anos, como negativo se comparado às demais tecnologias, tais como programas de televisão, sites e publicações. Embora tenha tanta visibilidade quanto.

        Segundo Mahfuz, esse quadro negativo de avanços que a arquitetura encontra-se, deve-se ao equívoco quando entende-se a arquitetura como “arte”, gerando uma percepção errada de criatividade e uma busca interminável por algo inovador. Entretanto, nos dicionários ou na internet, não é encontrada definição classificando arquitetura como arte visual.

        A arquitetura, é diferente das demais artes por conta de suas limitações. A responsabilidade conferida à arquitetura limita soluções projetuais adotadas pelos arquitetos.

        O aspecto artístico da arquitetura, não é igual a liberdade das artes visuais de fazer qualquer coisa. Para a maioria, o conceito de criatividade está relacionado com o “imprevisto”, “insólito” ou “surpreendente”. O desenlace desse conceito deturpado pode ser observado na arquitetura de cidades como Dubai ou Abu-Dhabi, onde é difícil fazer a distinção entre tecido urbano e monumentos.

Dubai:                                              Abu-Dhabi:

[pic 1]      [pic 2]
https://br.pinterest.com/icaroleosilva/arquitetura-de-dubai/                https://www.archdaily.com.br/br/tag/abu-dhabi

        

        No mundo todo, edifícios são feitos e sociedades se consolidam sem arquitetura. Esses projetos cumprem somente com duas das três condições básicas mencionadas por Vitruvius: utilitas e firmitas (função e estabilidade). Entretanto, sem a venustas (terceira condição vitruviana), nenhuma edificação chega é arquitetura.

        A função básica do arquiteto é enxergar além de um simples aglomerado de partes, dando “sentido à forma”, vendo relações onde os demais enxergam apenas peças. Talvez seja exatamente essa a “arte” da arquitetura. O olhar para resolver organizações espaciais, relações contextuais, agregando a técnica construtiva ao mesmo tempo em que a estética visual transcende. A arquitetura é mais arte quando atinge soluções que não sacrificam as condições principais de qualquer projeto: programa, lugar e construção.

        Consequentemente, a arte contida na arquitetura não se relaciona com os aspectos esculturais, apesar de tantos projetos com características indefinidas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (326 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com