TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOMUS NA ANTIGA ROMA -THAU- TEORIA E HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  24/9/2018  •  Seminário  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

DOMUS

Na Roma antiga, a Domus (plural domūs, flexão domūs ou domī) era o tipo de casa ocupada pelas classes altas e alguns Libertadores abastados durante as épocas republicanas e imperiais. [1] Ele poderia ser encontrado em quase todas as principais cidades em todo o território romano. A palavra doméstica inglesa moderna vem do Latin domesticaus, que é derivado da palavra Domus. [2] a palavra dom nas línguas eslavas modernas significa "Home " e é um comosquito da palavra latina, voltando ao proto-indo-europeu. Junto com uma Domus na cidade, muitas das famílias mais ricas da Roma antiga também possuíam uma casa de campo separada conhecida como uma vila. Muitos escolheram viver primeiramente, ou mesmo exclusivamente, em suas moradias; estes repousos eram geralmente muito mais grandes na escala e em acres maiores da terra devido a mais espaço fora da cidade murada e fortificada.

As classes de elite da sociedade romana construíram suas residências com decorações de mármore elaboradas, painéis de mármore embutidos, porta ombreiras e colunas, bem como pinturas e afrescos caros. [3] muitos romanos pobres e de classe média baixa viviam em apartamentos de aluguer lotados, sujos e principalmente degradados, conhecidos como insulae. Estes blocos de apartamentos multi-level foram construídos tão altamente e firmemente junto como possível e prendidos distante menos status e conveniência do que os repousos confidenciais do próspero.

História

As casas dos primeiros etruscos (antecessores dos romanos) eram simples, mesmo para as classes ricas ou governantes. Eram cabanas conhecidas pequenas construídas no plano axial de um salão central com uma clarabóia aberta. Acredita-se que o templo de Vesta foi, em forma, copiado a partir destas primeiras habitações porque a adoração de Vesta começou em casas individuais. [4] as cabanas eram provavelmente feitas de barro e madeira com telhados de palha e uma abertura central para o fumo da lareira para escapar. Isto poderia ter sido o início do átrio, que era comum em lares posteriores. Como Roma tornou-se mais e mais próspero do comércio e da conquista, as casas dos ricos aumentou em ambos os tamanhos e luxo emulando tanto a casa do átrio etrusco e Helen peristyle casa. 5

Interior

O Domus incluía vários quartos, pátios interiores, jardins e paredes lindamente pintadas que foram elaboradamente estabelecidas. O vestibulum (Hall de entrada) levou a um grande salão central: o átrio, que era o ponto focal da Domus e continha uma estátua ou um altar para os deuses domésticos. Levando fora do átrio foram cubicula (quartos), uma sala de jantar triclinium onde os hóspedes poderiam comer o jantar, enquanto reclinado em sofás, um tablinum (sala de estar ou estudo), e os Culina (cozinha romana). Do lado de fora, e sem qualquer conexão interna com o átrio, foram tabernae (lojas de frente para a rua). 6

Nas cidades durante todo o Império Roman, os proprietário ricos viveram nos edifícios com poucas janelas exteriores. As janelas de vidro não estavam prontamente disponíveis: a produção de vidro estava em sua infância. Assim um cidadão romano rico viveu em uma grande casa separada em duas partes, e lig junto com o tablinum ou o estudo ou por uma passagem pequena.

Para proteger a família dos intrusos, não enfrentaria as ruas, somente sua entrada que fornece mais espaço para espaços e jardins vivos atrás.

Ao redor do átrio estavam organizados os quartos principais das famílias do mestre: os pequenos cubicula ou quartos, o tablinum ou estudo, e o triclinium ou sala de jantar. Casas romanas eram como casas gregas. Apenas dois objetos estavam presentes no átrio de Caecilius em Pompéia: uma pequena caixa de bronze que armazenava itens familiares preciosos e os lararium, um pequeno santuário para os deuses domésticos, os lares. No quarto principal era uma cama de madeira pequena e sofá que consistia geralmente de algum estofamento ligeiro. Como a Domus desenvolveu, o tablinum assumiu um papel semelhante ao do estudo. Em cada um dos outros quartos havia geralmente apenas uma cama. O triclinium tinha três sofás ao redor de uma mesa. O triclinium frequentemente era similar no tamanho ao quarto mestre. O estudo foi usado como uma passagem. Se o mestre da casa era um banqueiro ou comerciante o estudo foi muitas vezes maior por causa da maior necessidade de materiais. As casas romanas estavam em um eixo, de modo que um visitante fosse fornecido com uma vista através do fauces, do átrio, e do tablinum ao peristyle.

Elementos arquitectônicos interior

Vestibulum (fauces) o vestibulum foi um hall de entrada principal da domus romana. É visto geralmente somente em estruturas mais grandes, porém muitos repousos urbanos tiveram lojas ou espaço alugado diretamente fora das ruas com a porta da rua entre. O vestibulum iria executar o comprimento destas lojas frente tabernae. Isso criou a segurança, mantendo a parte principal da Domus fora da rua. Nos repousos que não tiveram espaços para deixe na parte dianteira, ambos os quartos ou uma área closed ainda estariam separados por um vestibulum separado.

Atrium (átrios plurais) o átrio foi a parte mais importante da casa, onde os hóspedes e dependentes (clientes) foram recebidos. O átrio estava aberto no centro, rodeado pelo menos em parte por pórticos de tecto alto que muitas vezes continham apenas mobiliário escasso para dar o efeito de um grande espaço. No centro estava uma abertura do telhado quadrado chamada o compluvium em que a água da chuva poderia vir, drenando para dentro do telhado inclinado telhado. Diretamente abaixo do compluvium estava o entretanto.

Entretanto um entretanto era basicamente uma piscina de drenagem, uma porção rasa retangular submerso do átrio para recolher a água da chuva, que drenou em uma cisterna subterrânea. O entretanto foi muitas vezes forrado com mármore, e em torno do qual normalmente era um piso de mosaico pequeno.

Fauces estes eram similares no projeto e na função do vestibulum mas foram encontrados mais profundo no Domus. Separados pelo comprimento de outra sala, a entrada para uma porção diferente da residência foi acessada por estas passagens que agora seriam chamados de salões ou corredores.

Tablinum entre o átrio eo peristyle foi o tablinum, um escritório de sortes para o Dominus, que receberia seus clientes para a manhã salutatio. O Dominus foi capaz de comandar a casa visualmente a partir deste ponto de vista como o chefe da autoridade social do paterfamilias.

Triclinium sala de jantar romana. A área tinha três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com