TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Nova mutum e Lucas do rio verde

Por:   •  16/9/2019  •  Dissertação  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BHIANCA STEFANY FERRARINI

BRENDA KAROLINE CALASSARA

LUANA ELIAS DA SILVA

MARIA DAIARA SANTOS DE LIMA

THÁLITA DE OLIVEIRA LOURENÇO

 

 

 

 

ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DAS CIDADES DE LUCAS DO RIO VERDE - MT E NOVA MUTUM - MT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BARRA DO BUGRES - MT

2019

1 INTRODUÇÃO

        Lucas do Rio verde e Nova Mutum são duas cidades do Estado de Mato Grosso que estão em constante crescimento. Por serem cidades vizinhas estando cerca de 94 km de distância uma da outra, o percurso entre as duas cidades é feito praticamente em linha reta e a viagem dura em torno de 1 hora e 15 minutos. Portanto, não existem outras rotas ou outras formas de transporte que não fosse a terrestre.

Neste diagnóstico são citados três livros que foram estudados em sala e é feita a relação das cidades acima citadas com os elementos dos livro. O primeiro se trata de A urbanização Brasileira de Milton Santos, onde o autor analisa e discute as características do crescimento urbano brasileiro tendo como foco os processos sociais econômicos e territoriais. Aborda a desmetropolização das cidades brasileiras em oposição ao fenômeno de metropolização dominante até meados dos anos 80, responsável pela fragmentação territorial.

O segundo livro, Espaço Intra urbano no Brasil de Flávio Villaça em sua obra ele faz um estudo da localização urbana. A localização é apresentada como o grande valor de uso produzido pelas aglomerações, embora não específico delas. Mostra também que o espaço regional é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento das mercadorias e capitais e que o espaço intra-urbano é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento dos seres humanos enquanto consumidores.

Por último o segundo capítulo do livro A produção capitalista do espaço de David Harvey, intitulado “A Geografia da acumulação capitalista: uma reconstrução da Teoria Marxista”, Harvey faz uma abordagem da Teoria da Acumulação de Marx e o relaciona com a questão da estrutura espacial. Esta acumulação de capital sempre está no centro do sistema e é formado por contradições internas, com frequentes crises. Estas crises são reais devido às barreiras produzidas pelo próprio capitalismo, como a oferta de trabalho, meios de produção e infraestrutura.

2 ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE LUCAS DO RIO VERDE E NOVA MUTUM

Sendo o deslocamento e ocupação do solo um dos temas explanado por Villaça, devido o trâmite feito tanto pelos fabricantes dos produtos e trabalhadores desses locais, quanto pelo consumidor que irá se deslocar para os lugares onde são fornecidos, buscou-se analisar as cidades de Nova Mutum - MT e Lucas do Rio Verde - MT.

Em visão desse partido, buscamos entender como se dá o deslocamento da produção dessas cidades. Portanto, para que seja possível concretizar o objetivo proposto, utilizaremos a leitura do livro a produção capitalista do espaço, HARVEY (1969), onde o mesmo  em seu segundo capítulo faz uma reconstrução da teoria marxista.

No qual articula a teoria marxista da acumulação capitalista à dimensão espacial, relacionando a ideia de acumulação e da supressão do espaço em favor da expansão do tempo. O acúmulo está no centro do sistema capitalista, com frequentes crises internas devido aos vários fatores internos. A crise vista por Marx é consequência do próprio sistema, uma vez que está ligado a mão de obra, meio de produção, ferramentas entre outros.  

Entretanto, podemos então, fazer uma ligação clara e direta com a disponibilidade da circulação, partindo das relações de transporte, criando uma relação com o tempo e espaço. Assim, incorporando a interação entre o espaço e a redução do tempo, o que acaba gerando um novo espaço, onde o capital pode ser acumulado tornando-se expansível, o que está ligado com um contexto geográfico.         A análise fornece a vinculação entre a teoria marxiana da acumulação e a teoria do imperialismo.

 O livro “A urbanização Brasileira” do Autor Milton Santos trata do processo de desenvolvimento das cidades brasileiras e a migração do rural para o urbano, o processo de industrialização e troca de mão de obra manual, para mecanizada buscando sempre a qualificação dos trabalhadores nas áreas em que será empregado.

2.1  Nova Mutum

A cidade de Nova Mutum foi fundada em 26 de novembro de 1981 sendo um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Pertence a microrregião de Alto Teles Pires e mesorregião do Norte Mato-grossense, distante 242 km a norte de Cuiabá, capital estadual. Sua população foi estimada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 45.378 habitantes, 13º com dados municipais estima-se que a atual população ultrapasse os 60.000 habitantes.

O município possui o  melhor (IDH) do estado, tendo a 8° maior economia com PIB, grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, o município é o segundo maior produtor de grãos do estado e um dos maiores do Brasil, com uma área de 410 mil hectares de soja plantada é 3º maior exportador do Mato Grosso e 41ª Brasil. A Revista IstoÉ e a Austin Rating apontaram que Nova Mutum é a 8ª cidade do Brasil no ranking indicador econômico, quesito “comércio exterior”, e 28º colocado no indicador social, quesito “saúde” entre os melhores municípios do Brasil para se viver com população até 50 mil habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (527.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com