TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disposição espacial do Departamento de Habitação em Marselha

Artigo: Disposição espacial do Departamento de Habitação em Marselha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A unidade de habitação de Marselha, o primeiro pedido recebido do Estado francês, é um dos projetos emblemáticos Le Corbusier e uma dessas referências básicas para qualquer arquiteto. Começar a ser planejado imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1945-1946), indo para a construção em 1951. Este trabalho, de uma escala sem precedentes para o seu autor, parece relentada por problemas de orçamento e levar para executar cinco anos, em vez de originalmente planejado 12 meses

O projeto teve a primeira oportunidade para Le Corbusier para implementar as teorias da proporção de escala, que daria origem à Modulor. Ao mesmo tempo, foi uma integração inovadora de um sistema de distribuição de bens e serviços que servem de suporte unidade auto habitação, respondendo às necessidades de seus moradores e garantir a autonomia operacional em relação ao exterior. Esta natureza auto-suficiente pretendido pelo Corbusier era a expressão de uma preocupação que começava a surgir na década de vinte, em sua análise dos fenômenos urbanos e distribuição de circulação que estavam começando a afetar a sociedade moderna.

Com seu sistema de habitações coletivas, Le Corbusier deurbanisation opõe ou, como ele a chamava, com o "hobby de casas de família." Em vez disso, ele pediu arranha-céus como arquitetura unidades integradas urbanos que devem desempenhar um papel exatamente estabelecida e ocupar um predeterminado. Se você pudesse se encaixam com precisão todos os serviços comunitários seriam atendidas enquanto o sonho da cidade jardim, como ao pé de cada arranha-céu seria espaço suficiente para uma grande área verde.

Localização

A unidade, projetada como uma "cidade jardim vertical", em oposição à construção de casas de férias é implantado em quatro terrenos diferentes antes de encontrar o seu lugar no Boulevard Michelet, Cité Radieuse Le Corbusier 280 nos "bairros elegantes "Marselha, França.

Conceito

O projeto foi uma integração inovadora de um sistema de distribuição de bens e serviços que servem de suporte unidade auto habitação, respondendo às necessidades de seus moradores e garantir a autonomia operacional em relação ao exterior.

Este em particular foi concebido para realojar as vítimas de bairros destruídos na cidade e colocar em prática um princípio cujo desenvolvimento remonta a "propriedade da cidade" e "blocos irregulares" de 1922

Projeto

Foi a primeira oportunidade para Le Corbusier para implementar as teorias da proporção de escala, que daria origem à Modulor.

Esta natureza auto-suficiente pretendido pelo Corbusier era a expressão de uma preocupação que começava a surgir na década de vinte, em sua análise dos fenômenos urbanos e distribuição de circulação que estavam começando a afetar a sociedade moderna.

Sistema Modulor

Esquema modulor

Em 1950, Le Corbusier desenvolveu o conceito de módulo, um novo sistema de proporções baseado na Renascença, que substitui a métrica tradicional.

Este sistema de medição é baseado nas medições do ser humano oposto ao sistema decimal. Nas palavras de Le Corbusier ", uma máquina, um armário ou um jornal são extensões do homem. E arquitetura, e, portanto, cada objeto criado pelo homem, deve ter impacto nos não só no humor ou mental, mas também nível físico ou corpo ". Projetos como Unidade de Habitação de Marselha (1947-1952, França), a Capela de Ronchamp (1950-1954, França) e da cidade de Chandigarh, na Índia foram baseados em sistema Modulor.

Concepção da idéia

As unidades habitacionais Le Corbusier em Marselha e depois em Nantes, consolidou os conceitos agido em torno da idéia moderna de habitar.

O corpo devenían princípios deu uma idéia da arquitetura como um produto da racionalidade, instrumento para delinear um sistema social como um sistema de razão. Ele incorporou princípios de funcionalidade e economia, refletindo a arquitetura um meio para classificar o ambiente urbano e oferecer melhores possibilidades de grupos humanos. A criação de um novo movimento mecânico, organização de funções, design de um sistema integrado de relações, todas estas possibilidades foram usados ​​em uma disciplinada e refletiu a enorme vontade de intervir no processo da arquitetura e da sociedade moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com