TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE MADEIRA LIGAÇÕES, SISTEMAS DE PISOS E CONTRAVENTAMENTO

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

FRANCINE TAGLIATELA MENDES

MAYARA KETLYN DOS SANTOS

ESTRUTURAS DE MADEIRA

LIGAÇÕES, SISTEMAS DE PISOS E CONTRAVENTAMENTO

CURITIBA

2019

FRANCINE TAGLIATELA MENDES

Resultado de imagem para treliças pratt

Resultado de imagem para viga howe

MAYARA KETLYN DOS SANTOS

ESTRUTURAS DE MADEIRA

LIGAÇÕES, SISTEMAS DE PISOS E CONTRAVENTAMENTO

Desenvolvimento de pesquisa realizado pelos alunos Francine Tagliatela e Mayara K. Santos, matriculados no curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Estrutura de Aço e Madeira, ministrada pela professora Patrícia Fontana.

CURITIBA

2019

LIGAÇÕES EM ESTRUTURAS DE MADEIRA

Sendo a madeira um material natural existe algumas limitações quanto ao tamanho das peças e qualidades deste material, mesmo assim, não deixa de possuir diversificados usos nos campos da arquitetura e engenharia. Estes usos são possíveis devido ao desenvolvimento de técnicas de ligações. São estes alguns:

1. Ligações por Cola

A cola é um processo utilizado em grande escala em fábricas de peças em madeira laminada e madeira reconstituída. Entretanto para que esse processo seja eficiente, as condições da madeira devem respeitar os seguintes quesitos: controle de umidade, pressão e temperatura. Existem vários tipos de cola no mercado, podendo ser de origem animal, vegetal, sintéticas d as mais modernas de poliuretano. Esse processo garante maior resistência quando comparados a estruturas parafusadas.

Mas está aplicação requer cuidados específicos, como controle adequado da umidade, superfícies isentas de irregularidades, bem como o controle adequado da quantidade de cola aplicada, temperatura e pressão, requerendo um grande grau de industrialização.

2. Ligações por Prego

Os pregos são diferenciados por tamanhos, sendo escolhidos para o uso de acordo com a necessidade de cada peça, nesse processo eles são colocados com impacto nas peças criando uma estrutura definitiva. Esse sistema de ligação tem sua rigidez variável dependendo indiretamente da concentração de pregos e ciclos de carga.

3. Ligações por Parafuso

O sistema de parafusos pode ser em pinos cilíndricos lisos ou auto auto -atarrachantes, nesse primeiro sua estrutura é formada por uma cabeça chata e a outra ponta é composta por uma porta com arruela. Já a segunda tipologia, elimina a utilização de porcas e a necessidade de um furo prévio para sua colocação. Após a colocação de parafusos que fazem a utilização de porcas deve-se apertar de forma que criem o atrito entre as peças, levando em consideração que o trabalho dele será como o de um pino. Para ligações com parafusos existem distâncias mínimas de segurança entre parafusos e entre parafusos e o limite exterior do elemento estrutural. Estas distâncias mínimas permitem o melhor funcionamento da ligação. O aumento destas distâncias permite obter uma maior ductilidade e um aumento da resistência, com a vantagem de se poder conseguir, por vezes, utilizar menos parafusos. A dimensão mínima indicada por norma é o parafuso de 3/8”, com resistência mínima de 240 Mpa.

4. Ligações por Entalhe

Os entalhes e encaixes são elementos que trabalham a força de compressão, que em alguns casos pode ser associada com o efeito de corte. Nesse sistema a madeira trabalha com a transmissão de esforços, sendo que esses encaixes não se movimentam, pois são fixados com cavilhas, pregos, parafuso e grampos, entretanto esses itens não devem ser levados em consideração na hora do cálculo.

As ligações por entalhes consistem na junção de ambos os elementos que se ligam por encaixe. Podendo haver o uso de colas especificas nas bases de junção destes elementos ou não. (Figuras 1 e 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com