TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH E SUA ASSOCIAÇÃO A ESTRUTURA ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Pós graduação - Neuropsicopedagogia

Priscila Souza dos Santos de Jesus

Neuroanatomia da Aprendizagem

Prof.ª Clelia Picinin

Belo Horizonte

2017

TDAH E SUA ASSOCIAÇÃO A ESTRUTURA ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Trabalho apresentado a disciplina

 Neuroanatomia da Aprendizagem,ministrada

 pela Profª: aos alunos

 1ºperíodo Pós-Graduação em

Belo Horizonte

2017

INTRODUÇÃO

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é caracterizado por desatençao atividade motora excessiva e impulsividade,indevidos a etapa do desenvolvimento. Pode ser cronico e está associado a uma série de complicações na infância,adolencencia e fase adulta.

Dentre as consequencias estao o baixo rendimento academico e profissional e risco maior de transtornos na linha antissocial e de dependencia química.Estudos feitos nacionalmente e internacionalmente,mostram a prevalencia do TDAH entre 3% e 6%,sendo realizados com crianças em idade escolar,em grande parte.

Consiste em incapacidade de modular a resposta ao estímulo,com a impulsividade e a desatenção.Os circuitos neurais associados com o transtorno incluem o cortex pré-frontal,ganglios da base e cerebelo.

Ao longo das últimas décadas,os problemas cognitivos associados ao TDAH vêm sendo objeto de inúmeros estudos.A cognição pode ser definida como aquisição de conhecimentos e de compreensão,o que inclui pensar,saber,lembrar,relembrar,julgar e solucionar problemas.

TDAH-TRANSTORNO NEURO-COMPORTAMENTAL

O TDAH é um transtorno de base"orgânica,associado a uma disfunção em áreas do cortex cerebral,conhecida como Lobo Pré Frontal.Quando há um comprometimento nesta,ocorrem dificuldades com concentração,memória,hiperatividade e impulsividade,originando sintomas do TDAH(Deficit de atenção,hiperatividade e impulsividade.

Em atividades que é presciso usar a concentração,por exemplo,estudo e leitura,o cerebro aumenta os níveis de ativação,justamente para dar conta das exigencias.Nos casos típicos,a característica psicofisiologica mais comum é a hipofunção/hipoativação do córtex pré frontal,na qual uma quantidade significativa de neuronios pulsam mais devagar que o esperado,especialmente quando as circunstancias exigem maior esforço mental e,portanto,maior ativação.(Figura 1)

Portadores desse transtorno,possuem menor ativação nas áreas frontais,há dificuldade principalmente em concentrar-se e praticar esforço mental.

Estes desequilibrios estão relacionados á acao de neurotransmisores,que por sua vez determinam os disparos elétricos dos neorônios.Hoje,estudos apontam que a causa deste,pode ter correlação com heditariedade.(Figura 2,3,4)

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E ASSOCIAÇÃO AO TDAH

 O sistema nervoso central é formado pelo conjunto do encéfalo e da medula espinal. Anatomicamente o encéfalo humano é dividido em Cérebro (Telencéfalo), Diencéfalo (tálamo, subtálamo, epitálamo e epitálamo), Tronco Encefálico (bulbo, ponte e mesencéfalo) e cerebelo. O cérebro ou telencéfalo é o elemento principal, para o qual são dirigidos os impulsos recebidos pelo sistema nervoso. Na morfologia cerebral distingue-se uma primeira separação em dois grandes hemisférios cortados por uma linha profunda, a fissura longitudinal do cérebro. Na superfície de cada um desses hemisférios existem três outros cortes, o sulco central, sulco lateral e o sulco parieto occiptal, esses sulcos delimitam quatro grandes áreas do cérebro denominadas de lobos: frontal, parietal, temporal e occipital.

A “casca” do cérebro é chamada de córtex cerebral e apresenta-se com dobras para dentro, que formam muitas fissuras. Esse pregueamento, formado pelos giros (saliências) e os sulcos, permite que a grande massa do córtex cerebral caiba no espaço limitado da caixa craniana. Abaixo do córtex fica a massa branca. A região frontal do cérebro, afetada no TDAH é composta pelo lobo frontal, mais especificamente pelos giros pré-central, frontal superior, frontal médio, frontal inferior. Regiões essas relacionadas com área motora, área de Broca, área interligada ao comportamento e memória de trabalho.(Figura 5)

Outra unidade afetada é o sistema límbico formado por neurônios e massa cinzenta, que tem formato de anel cortical e mantém relação com outras estruturas cerebrais, ele é constituído por: hipotálamo, corpos mamilares, tálamo, giro do cíngulo, amígdala, hipocampo. É responsável primeiramente pelo controle das emoções e posteriormente participa da aprendizagem e memória do ser humano.(figura 6)

No TDAH a região frontal e sistema límbico são afetados pela diminuição da presença de neurotransmissores em relação a um organismo normal, como a dopamina e noradrenalina que são responsáveis por passar informações entre as células nervosas, causando alterações neurobiológicas no individuo com o transtorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com