TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E MARKETING ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

COMUNICAÇÃO E MARKETING

ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

Salvador

2017

ESTRUTURAS DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

Trabalho do curso de Comunicação e Marketing, do quarto semestre da UNIFACS, com o objetivo de analisar as estruturas de um sistema orçamentário, e que será avaliado para a formação da nota do semestre, na disciplina Gestão Orçamentária.

Professor: ...

Salvador

2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        SISTEMA ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL        5

3        PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO        6

4        TIPOS DE ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS        7

4.1        Orçamento de Tendências        7

4.2        Orçamento Base Zero        8

4.3        Orçamento Estático        9

4.4        Orçamento Flexível        9

4.5        Orçamento Ajustado        10

5        Sistema Orçamentário Brasileiro        11

6        ELABORAÇÃO DO PLANO ORÇAMENTÁRIO        12

6.1        PLANEJAMENTO ECONÔMICO        12

6.2        PLANEJAMENTO FINANCEIRO        13

6.3        PLANEJAMENTO DE CAPITAL        14

7        CONCLUSÃO        15

8        REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Muito se discute, no âmbito empresarial, a importância da implantação de um sistema orçamentário nas organizações. Levando em consideração que atualmente o ambiente de negócios é muito competitivo, torna-se essencial a utilização desta poderosa ferramenta da área financeira, que é capaz de ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos e, por consequência, o sucesso.

Esta ferramenta deve ser implantada com cautela, uma vez que, para obter êxito, é necessário fazer um bom planejamento, além de aplicar diversos pré-requisitos que são essenciais à sua elaboração.  

O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar como é estruturado o sistema orçamentário, analisando as vantagens e desvantagens de sua implantação, assim como, discutir os diversos tipos de orçamentos que podem ser aplicados nas empresas, além de evidenciar a importância do orçamento público para a sociedade, em geral.

  1. SISTEMA ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL

O Sistema Orçamentário é um instrumento de planejamento e controle de resultados que deve ser implementado tanto nas pequenas, como nas médias e grandes empresas. Seu objetivo é avaliar e demonstrar, através de projeções, os desempenhos financeiros da empresa e dos departamentos que a compõem.

Através da efetivação de um sistema orçamentário em uma empresa, é possível organizar as áreas operacional e administrativa, gerenciando os objetivos da corporação, delegando os poderes, estabelecendo estratégias e motivando a implantação de planos de ação, com o propósito de obter uma melhoria contínua dos processos, através da boa administração dos recursos disponíveis.

Para tanto, a implantação de um sistema orçamentário requer alguns pré-requisitos que devem ser colocados em prática pela empresa, dentre eles:

  • Comprometimento da Diretoria, que deve participar ativamente dos processos de planejamento e controle;
  • Adaptar os sistemas existentes à nova realidade orçamentária;
  • Definir os Centros de Custos, que é onde são agrupadas as despesas e receitas da empresa;
  • Criar um setor de orçamentos, onde uma pessoa ou um grupo de pessoas ficará encarregado desse processo;
  • Adquirir um programa de acompanhamento orçamentário; e,
  • Preparar de um Plano de Contas Orçamentário.

Ao colocar em prática estes pré-requisitos, ficará mais fácil implementar, de fato, o sistema orçamentário, decidir se este terá uma política mais rígida ou flexível e, assim, alinhá-lo aos objetivos estratégicos de negócio, identificando as áreas eficientes e deficientes da organização.

As vantagens das organizações adquirirem um sistema orçamentário são muitas, dentre elas: estimula a participação de todos os membros da administração na sua execução, permite identificar as áreas que precisam de melhorias na empresa, ajuda a administração a utilizar de maneira eficaz os recursos disponíveis e ajuda os diversos departamentos da empresa a focarem em metas e objetivos claros.

No entanto, o sistema orçamentário possui algumas desvantagens que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo: baseia-se em estimativas, precisa que os objetivos fixados sejam realistas, necessita ser monitorado com frequência, deve ser adaptado às circunstâncias e deve ser levado em conta apenas como um instrumento de auxilio à administração.

Diante disso, fica visível que o orçamento empresarial é uma atividade que exige muita disciplina em seu cumprimento, além de uma participação efetiva dos seus gestores. A empresa necessita refletir sobre suas vantagens e desvantagens, como também decidir se o melhor para o negócio é optar por uma política orçamentária rígida ou flexível.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com