TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Resenha: ETAPAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

• Escavação: O terreno é escavado e rebaixado até o nível apropriado para a construção. Pode haver a remoção da terra e seu descarte ou a escavação sem remoção, onde apenas algumas áreas mais altas do terreno são escavadas e a terra retirada é realocada em áreas mais baixas.

Foto: Condomínio Belaldeia Flamboyant – Módulo III

• Fechamento da obra: Os tapumes, ou divisórias de isolamento, servem tanto para proteger os operários de obra como os próprios transeuntes que circulam nos arredores do terreno. Existindo o risco de queda de materiais nas edificações vizinhas, estas também devem estar protegidas.

Foto: Condomínio Belaldeia Flamboyant – Módulo III

• Placa da obra: é a placa com as informações do responsável técnico pela execução da obra. Deve apresentar o nome completo, numero do CREA, endereço e telefone.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Aterro: Para que sua área seja elevada, o terreno recebe uma carga de terra, que pode ser retirada do próprio terreno ou importada de outro terreno. A terra é depositada e compactada no terreno

Foto: Residencial Monte Castelo

• Muros: São estruturas corridas de contenção vertical ou quase vertical. Podem ser construídos de tijolos ou pedras.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Locação da Obra: É a transferência das dimensões do projeto para o terreno, por meio do gabarito.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Fundações:

• Sapatas: A parte da obra que fica sob a terra, com a finalidade de suportar o peso e manter a construção firme, sem risco de inclinação, o que racharia as paredes. Cavam-se buracos nos tamanhos apropriados, colocando-se no seu interior uma malha de ferro. Nessa malha amarram-se alguns ferros, que ficarão de fora depois da concretagem (80 cm), servindo para neles serem presos os ferros das colunas.

Foto: Alencarina Condomínio Residencial

• Radier: Utilizado principalmente na construção de casas térreas e sobrados, o radier é um tipo de fundação superficial ou direta que distribui toda a carga da edificação de maneira uniforme no terreno. É uma laje contínua e maciça de concreto que se apresenta como alternativa vantajosa, em muitos casos, às fundações profundas.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Alvenaria: é o assentamento de tijolos ou blocos normalmente utilizam-se os tijolos cerâmicos 9x19x29.

Foto: Bairro Tita Rezende

• Escoramento: nada mais é que os reforços executados na forma para que suporte o seu próprio peso e também do concreto fresco lançado, garantindo uma perfeita moldagem da peça concretada.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Concretando laje: Os furos para passagem de tubulações devem ser assegurados com o emprego de buchas, caixas ou pedaços de tubos, de acordo com o projeto de instalações e de estrutura; nenhuma peça pode ser embutida na estrutura de concreto senão aquelas previstas em projeto.Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaços vazios, principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto, utilizando sempre moto vibradores.

Foto: Alencarina Condomínio Residencial

• Telhado: O primeiro passo é construir as empenas (oitões) sobre a laje, para dar caimento ao telhado. Se a casa não tiver laje, constroem-se as paredes de modo que cheguem direto até a altura do telhado. O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado. E lembre-se de que é preciso deixar espaço para abrir a tampa da caixa d'água. Instale a caixa sobre uma base de caibros. É desejável ter uma distância mínima de 1,50 m entre o fundo da caixa d'água e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Reboco: dá proteção externa às paredes, sejam elas de que material forem: tijolo comum, tijolo furado, bloco de concreto, etc. Evita infiltrações da chuva que porventura possam vir a prejudicar a vida útil do material e o aparecimento de mofo por exemplo.

Foto: Condomínio Belaldeia Flamboyant – Módulo III

• Esquadrias: Os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Deixando espaço para o acabamento do piso, marcando as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

Foto: Residencial Monte Castelo

• Assentamento dos pisos: Antes de fazer o piso, colocam-se os tubos de esgoto do banheiro e da cozinha com as esperas para os ralos. Calçando os tubos com concreto magro. Depois, nivela-se o chão e soca-se bem. Coloca-se uma camada de, no mínimo, 8 cm de concreto magro sobre o chão para formar o contra piso. Tacos, ladrilhos e cerâmicas podem ser assentados diretamente sobre o contra piso de concreto magro. Se for necessário, regulariza-se o contra piso com uma argamassa de cimento e areia, mas lave o contra piso antes, para aumentar a aderência.

Foto: Bairro Costa Telles I

• Pinturas: É o principal tipo de acabamento de paredes. Existem vários tipos de tinta no mercado, como a tinta látex ou PVA, a acrílica, a esmalte e a poliuretano, que podem ser encontradas em diversas cores. Antes de aplicar a tinta, é necessário que as paredes não apresentem imperfeições e excessos no reboco e que tenham passado pelo processo de cura, que dura cerca de um mês, caso sejam novas.

Foto: Bairro Costa Telles I

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »