TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia

Por:   •  30/3/2015  •  Dissertação  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com os textos abordados , chega-se a conclusão de que o homem utiliza recursos naturais para o seu beneficio , como pode ser nítido no povo que vive em Boungainville , que devidos as guerras civis na ilha os habitantes tiveram que procurar outros meios de sobrevivência , tendo a natureza como seu laboratório . Com o tempo eles aprenderam que todos os produtos naturais tem alguma função , como o coco rico em proteínas e serve também como combustível e para polir as armas (criadas por eles)

Essa utilização humana de recursos naturais , no entanto, envolve a cultura de cada povo . O homem atual não tem o contato próximo com esse meio . Hoje as arvores deram lugar a prédios , um mais alto que o outro , deixando o verde de lado e colocando o cinza em seu lugar, desenvolvendo o que conhecemos hoje como Crise Ambiental.

O homem é o grande responsável por esses problemas que acontecem no ambiente , justamente por não saber retira-los e usa-los de forma correta sem o prejudicar. Uma forma para melhorarmos a real situação do planeta é partir de meios sustentáveis , onde através dele podemos chegar ao equilíbrio novamente , porém para chegarmos nesse nível , leva tempo e paciência , pois a recuperação da natureza e lenta e gradual.

As indústrias são as principais causadoras desses danos no meio ambiente, pois sem consciência da retirada da mateira prima devasta áreas inteiras de florestas, sem a menor dificuldade, pensando apenas no capital que será produzido com aquele material.

Algumas ideias como o desenvolvimento do conhecimento científico surgiu para achar uma solução dos problemas relacionado ao homem e sua intervenção no meio ambiente. Desse mesmo pensamento emerge outras ideias, como a crise ambiental e o desenvolvimento sustentável (citados anteriormente).

- O que é sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade Ambiental é responsável pela manutenção das funções, assegurando que os componentes que compõem aquele ecossistema continuem viáveis e capazes de se auto reproduzir. Pode ser denominado também como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e os outros seres vivos.

Devido a interação do homem com a natureza , ao decorrer do tempo ele a modificou e trouxeram com essas alterações problemas no meio ambiente , atingindo não só a vegetação , mas também todas as formas de vidas existente naquela região.

Há teses defendendo que com a criação do sistema capitalista esse problema se agravou , pois o homem passa a partir dai a acumula, e pensando apenas no retorno financeiro não da mais tanta importância para a preservação da natureza. Dando valor apenas ao material e não a sua fonte de origem e seu processo de fabricação , que pode por muitas vezes ter prejudica grandes áreas de floresta.

Nos tempos atuais , uma relação mais harmônica é de extrema importância , pois é dela que provém todo o material de nosso conhecimento , e acabar com ela e a mesma coisa que cometer um homicídio, porque esse problema não afetara só o ambiente e sim todos os seres vivos , incluindo nós!.

A relação do homem com o meio ambiente , vem desde os tempo antigos e os fatores políticos e econômicos , são grandes responsáveis pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com