TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia Urbana

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

[pic 2]

Resenha do texto:

“O clima”

Bárbara Kaiana Klein

Disciplina: Ecologia Urbana

Docente: Cleber De Queiróz Martins

SETEMBRO-2014

Barra do Bugres/MT

O Clima

Clima: “ é aquele padrão estacional de frio e calor, de vento e de chuva, que caracteriza cada região.

Microclima: “ é o conjunto de modificações de alguns elementos (vento, umidade) de um clima que seja capaz de desfigura –lo.

        Os climas são as almas dos ambientes e refere-se ao conjunto das condições atmosféricas que caracterizam uma região. De uma forma geral, o uso quotidiano do termo está associado à temperatura e ao registo ou não de precipitações. Os fatores que mais influenciam para a definição de onde os organismos vivem no planeta, são o clima e o tipo de solo, são eles que determinam uma forma de vida vegetal ou animal pode existir.

Cada uma dessas áreas contém um grupo de plantas e animais que se adaptam as condições especificas da área, logo se duas regiões do mundo possuem um clima semelhante elas possuíram vida animal e vegetal parecidas.

        

Problemas Ambientais relacionados ao clima: Ilhas de Calor, Buraco na Camada de Ozônio e Efeito Estufa

Nos grandes centros urbanos onde o espaço é construído pelo homem e quase tudo é artificial e se é natural quase sempre possui modificações feitas pela ação humana o chamado clima urbano um tipo de microclima é um exemplo disso, e como consequência desta ação humana temos a modificação do clima, e são nestas áreas aonde se encontram os maiores problemas como enchentes, temperaturas elevadas ou muito frias e etc.

        Isso ocorre por que nas áreas centrais há um alto índice de automóveis e industrias que lançam poluentes e provocam o aumento da temperatura, o concreto e o asfalto também contribuem para esse calor, porém ainda existem maneiras de evitar a formação destas ilhas de calor, com a manutenção das áreas verdes e até mesmo a inserção de vegetação pois isso altera índices de reflexão de calor e favorece a umidade relativa do ar, mantem os locais mais frescos e arejados, por isso nós arquitetos temos que estudar e pensar nas melhores opções para que tenhamos um papel importante na construção seja de casas ou cidades mais sustentáveis e agradáveis para as pessoas que vivem nos respectivos ambientes.

Mas quais são os Efeitos que a redução da camada de ozônio pode trazer ao planeta, e aos seres humanos em particular?

A destruição da Camada de Ozônio é um dos mais severos problemas ambientais da nossa era, e durante algum tempo foi muito citada na imprensa. Sua destruição ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas.

        Nó conseguimos perceber apenas uma parte da energia emitida pelo sol, através da luz e do calor. Mas a emissão de energia do sol vai além do que podemos perceber e essa luz que esta acima da faixa da luz visível é chamada de infravermelha e a faixa abaixo é chamada de ultravioleta, e as irradiações com comprimento de ondas menores possuem mais energia concentrada, e são mais fortes e mais perigosas. A natureza protegeu o planeta terra com um escudo contra a irradiação ultravioleta mais perigosa e é a esse escudo que damos o nome de Camada de Ozônio.

Toda vida na terra é sensível à radiação com comprimento de onda entre 290 a 320 nanômetros e essa radiação recebe o nome de UV-B (Radiação biologicamente ativa). A maior parte desta radiação é absorvida pela camada de ozônio, mas existe uma pequena parte que chega a superfície e ela é bastante perigosa E isso influencia diretamente nos casos de câncer de pele de todo o mundo, gerando um maior índice de casos detectados.

        A destruição da camada de ozônio além de tonar mais fáceis aa condições para que os tumores se desenvolvam, supõem – se também que haveria um aumento de infecções por herpes, hepatite e infecções dermatológicas provocada por parasitas. Essas radiações também são capazes de reduzir e prejudicar as nossas plantas, peixes e animais. Há também um tipo de radiação ainda mais temível que a UV-C  por que esta seria capaz de destruir o DNA mas ela ainda é completamente absorvida pelo ozônio atmosférico. Por isso devemos cuidar e preservar o meio ambiente, cuidar para que a camada de ozônio não seja ainda mais prejudicada o que consequentemente prejudicaria a vida no planeta Terra também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com