TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE A PAISAGEM, ECOLOGIA URBANA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Por:   •  30/3/2017  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 3

O texto retrata o grande e desordenado desenvolvimento das cidades interferindo na organização do espaço urbano.

O êxodo rural contribui para o inchamento das cidades, onde a população cresce em maior proporção que a rede urbana As pessoas saem do campo em busca de melhores condições econômicas e sociais, gerando conflitos, expulsões, violência, destruição ambiental e miséria. Isso acarreta também no aumento dos ambientes degradados e em situações extremamente precárias, satura os serviços de saúde e educação, além de propiciar agravamento nas condições ambientais.

Os interesses de determinados grupos sociais são voltados para expansão do capital na natureza, assim a ecologia acaba ficando de lado a mercê das decisões políticas que atendem aos interesses distantes da população local. Quando a cidade se torna "escrava" de projetos econômicos e de maior acumulação do capital, o espaço urbano é tratado como uma mercadoria e usado de forma desordenada, mal utilizados.

O autor cita que as cidades são organizadas de uma maneira lógica que é a do capitalismo. A privatização dos meios produtivos é em cada época a maior responsável pela diferenciação dos padrões urbanísticos e arquitetônicos dentro da cidade, onde o crescimento destas e seu processo de urbanização e industrialização, as modificações feitas na cultura e a ocorrência de novas tecnologias provocadas pela mídia no “desenvolvimento” do ambiente urbano são expressões de uma das maneiras de apropriação e de acumulação do capital.

Ressalta-se que esse crescimento urbano desordenado pode agravar as condições ambientais, levando-se em conta os fatores políticos, sociais e econômicos. Essa expansão sem planejamento é gerada pelo poder público e pelo capital financeiro alterando consideravelmente todo o ecossistema urbano.

De acordo com Maricato, "o direito à cidade para todos passa tanto pelo acesso à urbanização como à condição habitacional legal. Embora a ocupação ilegal da terra urbana seja genérica e crescentemente tolerada, seu reconhecimento legal é raro” (MARICATO, 2001, p.229).

O planejamento das cidades deve ter como principio uma postura ética, de condições políticas e econômicas, compatibilizando a manutenção dos processos ecológicos. A correta gestão ambiental acarreta na melhoria do bem-estar dos habitantes garantindo atividades sócio-econômicas e a qualidade ambiental urbana evitando os processos de degradação em áreas menos desprovidas de recursos no meio urbano.

Em detrimento das Leis contidas no Plano Diretor das cidades, a situação do uso e parcelamento do solo agravou-se em função de políticas públicas associadas aos interesses dos agentes do capital imobiliário e financeiro, demonstrando fragilidade no instante em que não conseguiu, a contento, pôr em prática o controle da expansão urbana. O alastramento das áreas periféricas e da concentração da população de baixa renda associados aos empreendimentos habitacionais de maior liquidez, trouxe o revés do modelo de expansão da cidade em função de se levar em conta os fatores físicos da paisagem em si, e não, por considerar as contradições de classe sociais existentes.

Se o governo local investisse em projetos adequados que proporcionasse o restabelecimento da vegetação natural e das matas ciliares, mas evitando a erosão, a limpeza constante dos córregos, impedindo o assoreamento e o acúmulo de detritos sólidos urbanos, enfim, um manejo que permitisse compreender o meio físico e social, integrando a sociedade com o órgão público. Onde as ocupações do uso do solo contribuíram para acentuar os paradoxos das questões ambientais, do ponto de vista da paisagem, do ponto de vista social.  Conclui-se que a comunidade poderá definir as políticas de proteção e gerenciamento dos recursos naturais e se integrar de forma definitiva pela identidade do lugar com vistas para uma duração maior da qualidade de vida da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com