TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Renováveis: Tipos de Energia Renovável

Por:   •  5/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.379 Palavras (22 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

Introdução        

1.        Energias renováveis        

1.1.        Conceito        

2.        Tipos de energia renovável        

2.1.        Energia solar        

2.1.1.        Conceito        

2.1.2.        Energia solar passiva        

2.1.3.        Energia solar térmica        

2.1.4.        Energia solar fotovoltaica        

2.2.        Energia hidráulica        

2.2.1.        Conceito        

2.2.2.        Aspectos socioambientais        

2.2.3.        Estrutura da usina hidroelétrica        

2.3.        Energia Eólica        

2.3.1.        Conceito        

2.3.2.        Disponibilidade de recursos        

2.3.3.        Tecnologias de aproveitamento – Turbinas Eólicas        

2.4.        Biomassa        

2.4.1.        Conceito        

2.4.2.        Disponibilidade de recursos e consumo de biomassa        

Referencias        

Introdução

Atualmente, tem-se procurado mais apropriadamente usar as denominações Energias Renováveis para delimitar o conceito naquelas com ciclos de renovação natural, que, em última análise, se originam da energia solar como fonte primária.

No âmbito das discussões sobre a questão energética, aprofundada pelo cenário internacional de escassez do petróleo e pelas mudanças no clima, ocasionadas pela queima de combustíveis fósseis, surgem pesquisas e estudos técnicos, econômicos e de impactos socioeconômicos e ambientais de empreendimentos de energias alternativas ou renováveis voltados para o desenvolvimento de alternativas na produção de energia, a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal, a biomassa, a partir da força dos ventos, a chamada energia eólica, através da captação da luz do sol, a energia solar e a partir de pequenas centrais hidroelétricas, as quais atendem a demandas em áreas periféricas ao sistema de transmissão.

        Para enfrentar esses impasses, indústrias buscam maneiras de produzir edifícios com baixo impacto ambiental, procurando também reconhecimento por esse empenho. O mercado exige produtos e materiais comprometidos com o meio ambiente, enfatizando preocupação com baixo impacto e interesse em contribuir para a solução do problema ambiental, o que se tornaria vantagem competitiva e forma de conquistar um consumidor cada vez mais informado, exigente e consciente das necessidades do planeta.

Dito isto, os conceitos e tipos de energia renováveis serão apresentados neste trabalho, bem como, suas aplicações visando a melhor compreensão dessas formas de energia e desses recursos amplamente disponíveis e que podem suprir ou ate mesmo substituir os combustíveis fosseis, atual forma de obtenção de energia mais utilizada no mundo atual.

  1. Energias renováveis
  1.  Conceito

Consideram-se energias renováveis todos os tipos de energia que derivam de recursos naturais inesgotáveis pela sua capacidade de regeneração, as quais o homem pode dar um manejo adequado à sua disponibilidade e utilização. São exemplos de fonte renovável o sol (energia solar), o vento (energia eólica), os rios e correntes de agua doce (energia hidráulica), os mares e oceanos (energia mareomotriz e energia das ondas), energia orgânica (biomassa) e o calor da Terra (energia geotérmica).

A energia hidráulica está presente nos cursos d’água, sendo obtida através de turbinas movidas pela diferença de nível entre dois pontos do curso d’água. A energia mecânica da turbina é convertida em energia elétrica por um gerador, e então transmitida até os pontos de consumo. A energia eólica se utiliza das diferenças de pressão existentes na atmosfera que deslocam as massas de ar, o movimento dessas massas pode ser captado pelas pás das turbinas eólicas, que também gera energia mecânica que é posteriormente transformada em energia elétrica. A energia oceânica é o aproveitamento de efeitos marítimos para geração de energia mecânica e posterior transformação em energia elétrica. A energia das marés (que usa o fluxo das marés para mover pás submersas), das ondas (com equipamentos que se movimentam conforme a amplitude e a frequência das ondas), e da gradiente térmica (utiliza a diferença de temperatura entre a superfície da água e as águas profundas) são meios de aproveitamento da energia oceânica. A energia geotérmica utiliza o calor do interior da Terra, oriundo das rochas incandescentes, para gerar vapor e movimentar turbinas. A geração por biomassa é a utilização para fins energéticos dos recursos naturais vegetais (ou animais) e de seus resíduos, podendo utilizar resíduos sólidos de plantas, óleos obtidos a partir das mesmas, ou ainda resíduos urbanos de materiais orgânicos já processados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (472.2 Kb)   docx (432.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com