TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia eólica é a energia cinética de deslocamento das massas de ar

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LIDOMAR MARIA DA SILVA JORDÃO

FRANCISCO NUNES CALADO

PROJETO MINIGERADOR EÓLICO

JUNDIAÍ-SP

JUNHO/ 2015

LIDOMAR MARIA DA SILVA JORDÃO

FRANCISCO NUNES CALADO

PROJETO MINIGERADOR EÓLICO

Projeto de pesquisa apresentado

Ao centro universitário Pitágoras-Jundiaí,

Com o requisito da elaboração do projeto de um mini gerador eólico para conclusão do trabalho 2.

JUNDIAÍ-SP

JUNHO/ 2015

SUMÁRIO:

1-Introdução.................................................................................................4

1.1 Objetivo..................................................................................................4

2 -Tema.........................................................................................................4

3-Justificativas..............................................................................................4

4- Delineamento...........................................................................................5

5- Problema..................................................................................................5

6-Hipótese....................................................................................................5

6.1- Objetivo.................................................................................................5

7 -contextualização da pesquisa...................................................................5

8- Contextualização histórica......................................................................5

9-Descrição dos materiais usado no projeto..............................................5

10-Referencias bibliográficas......................................................................13

1- Introdução

1.1 Objetivo

Este trabalho foi desenvolvido para a matéria de física energia:

Com objetivo de analisar o aproveitamento da energia eólica e os principais fundamentos de física envolvidos neste projeto sobre um tipo de gerador eólico.

Chegamos à conclusão de que este projeto é adequado ao grupo, pois trata sobre energia elétrica, foco principal do nosso curso.

2 - Tema

A energia eólica é a energia cinética de deslocamento das massas de ar (ventos), seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação com o emprego de turbinas eólicas. Um aero gerador e um gerador elétrico integrado ao eixo de um catavento e que converte energia eólica em energia elétrica gerados pelas diferenças de temperatura da terra e dos mares.

3-Justificativas

Nos dias de hoje, em que a tecnologia avança cada vez mais e o desenvolvimento econômico encontra-se acima de qualquer coisa, a demanda por energia elétrica é cada vez  maior. Por muito tempo, essa demanda foi atendida pela queima de combustíveis  fósseis  , o que trouxe graves problemas para nosso planeta, tais como: chuva ácida, efeito estufa, buracos na camada de ozônio, aquecimento global, etc.Portanto torna-se necessário que o ser humano busque novas fontes  de energia, que sejam renováveis e não poluentes ,para que haja a tão sonhada combinação entre proteção do meio ambiente e crescimento econômico.

Não existe conversão de energia sem impacto ambiental. Tendo isso em mente, a energia eólica foi escolhida para esse projeto pois representa uma excelente fonte renovável para produção de energia elétrica e apresenta um baixo impacto ambiental, além de seus custos de instalação e manutenção diminuírem a cada ano.

4- Delineamento

A pesquisa será desenvolvida de forma descritiva, pois iremos construir um Mini gerador eólico, mas mantendo as características do projeto original e descrever o trabalho. Retratando como a energia eólica é convertida em energia elétrica e distribuída para a população conheceremos melhor esta importante fonte de energia.

5- Problema

 Como devemos transformar energia eólica em energia elétrica?

 6-Hipótese

 Podemos transformar a energia eólica em energia elétrica com a ajuda de um catavento acoplado a um motor elétrico de 12 v. para que este Motor elétrico adquira a velocidade de rotação necessária para a geração de energia elétrica.

6.1 Objetivo

 Construir um Minigerador eólico capaz de movimentar um motor elétrico de 12 v com velocidade suficiente para gerar energia a um gerador elétrico integrado ao eixo de um catavento e que converte energia eólica em energia elétrica que possa acender algumas lâmpadas de LEDS.

7- Contextualização da pesquisa

O primeiro passo do grupo sobre a realização do trabalho foi pesquisar sobre os assuntos mais importantes relacionados a nosso tema.  Com as dicas do professor em sala de aula, Tivemos ideias de onde seria o nosso principal campo de pesquisa, Apesar de o tema ser muito complexo, não vimos grandes problemas em captar informações. Deixamos claro que, todas as informações obtidas nos itens a seguir são as conclusões que obtivemos durante a pesquisa.

8- Contextualização histórica

  A energia eólica foi empregada desde a antiguidade para mover moinhos. Hoje com o fim da abundância do petróleo e carvão, volta-se a falar nessa forma de energia, só que de maneira diferente, voltada à eletricidade. A utilização desta fonte de energia para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve inicio há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para a geração eólica evoluíram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No inicio da década de 70, com base na crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos EUA em desenvolver equipamentos para a produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e do carvão. Existem atualmente 30000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13500MW.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (163.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com