TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Energia Alternativa Aproveitamento da energia perdida em bicicletas ergométricas.

Por:   •  3/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI - CETEC AF

IGOR AGUIONCIO VEIRA

FRANÇOIS DE ALMEIDA BARBOSA

JOAO MARCOS DA SILVA SOUZA MOURA

ELIOENAI BRANDÃO ROCHA

Fontes de Energia Alternativa

Aproveitamento da energia perdida em bicicletas ergométricas.

VITÓRIA

2015

IGOR AGUIONCIO VEIRA

FRANÇOIS DE ALMEIDA BARBOSA

JOAO MARCOS DA SILVA SOUZA MOURA

ELIOENAI BRANDÃO ROCHA

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

APROVEITAMENTO DA ENERGIA PERDIDA EM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – CETEC – sob a orientação do docente Sandro Santos do curso técnico em eletrotécnica,

VITÓRIA

2015

IGOR AGUIONCIO VEIRA

FRANÇOIS DE ALMEIDA BARBOSA

JOAO MARCOS DA SILVA SOUZA MOURA

ELIOENAI BRANDÃO ROCHA

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

APROVEITAMENTO DA ENERGIA PERDIDA EM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – CETEC – sob a orientação do docente Sandro Santos do curso técnico em eletrotécnica,

Orientador:

______________________________________________________Avaliador 1

______________________________________________________Avaliador2

______________________________________________________Avaliador 3

Vitória, _____ de _________________ de 2015

RESUMO

O Projeto proposto tem como principal objetivo, expor as vantagens da transformação da energia mecânica em energia elétrica através de bicicletas ergométricas, que são bastante utilizadas em academias, visando a sustentabilidade e economia de gastos.

Várias são as formas de geração de energia sustentável no Brasil, gera-se eletricidade a partir de usinas hidrelétricas, termelétricas, eólica e outras. A ideia do projeto é gerar energia elétrica de uma forma limpa, segura e sustentável, que possa transformar energia mecânica em energia elétrica, através de bicicletas ergométricas que são utilizadas em academias, unidades de educação física ou em na própria residência aonde pode-se aproveitar o movimento de rotação do eixo do equipamento.

A energia gerada passará em um retificador, transformando a corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) que após isso será armazenado em um banco de baterias, que logo em seguida passará em um inversor tornando a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para assim ser utilizada da maneira desejada, seja em eletroeletrônicos ou eletrodomésticos. Tendo como resultado na economia de energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente.

O projeto também pode ser aplicado para servir comunidades pequenas com pouca disponibilidade de energia elétrica ou mesmo ser aplicado em instituições, onde está energia renovável poderia ser utilizadas na iluminação, salas de computadores, laboratórios e etc. O objetivo do projeto é fabricar protótipos, testá-lo e estudar a viabilidade de implementação do mesmo.

Palavras chave: Sustentável, Geração alternativa, Economia, Bicicleta Ergométrica e energia renovável.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

Objetivo Geral

Utilizar uma bicicleta ergométrica para gerar energia elétrica, disponibilizando em tomadas 127 V que permitirá ligar diversos equipamentos elétricos.

Objetivos Específicos

  • Criar um sistema de geração elétrica eficiente de forma limpa e sustentável.
  • Gerar energia elétrica de forma sustentável, visando na economia de gastos monetários em locais destinados à prática de exercícios físicos que possam aproveitar a energia gerada pelo movimento nas bicicletas ergométricas.
  • Criar protótipo de bicicleta ergométrica que converta o máximo de energia mecânica em energia elétrica.

HIPOTESE

Partimos da hipótese de que o protótipo a ser desenvolvido irá converter energia mecânica em energia elétrica, que poderá ser utilizada para reduzir os gastos dos estabelecimentos voltados para a prática de exercícios físicos como, academias, unidades de reabilitação, etc.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Esse projeto é baseado nos seguintes princípios e conceitos:

FENOMENO DA INDUÇÃO MAGNETICA

A indução eletromagnética é o fenômeno que ocorre quanto se expõe um meio ou um cor a um campo magnético variável (um imã em movimento por exemplo) gerando então uma força chamada eletromotriz, isso é, um campo magnético variável pode produzir uma corrente elétrica chamada de corrente elétrica induzida (como Mostrado na figura 1).

 [pic 2]

Figura 1: demonstração do fenômeno do eletromagnetismo.

Na época do descobrimento acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido e para consegui explicar a geração de corrente elétrica através de campo magnético Faraday (Michael Faraday, um físico e químico inglês considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.) teve que partir do principio de que qualquer movimento no campo magnético provocaria o movimento de desse fluido.

Campo Magnético

O campo magnético é um conjunto de linhas de força orientadas que partem do pólo norte para o pólo sul dos imãs, promovendo sua capacidade de atração e repulsão(como representado na figura 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (437.5 Kb)   docx (122 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com