TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia civil

Relatório de pesquisa: Engenharia civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Contruçao civil

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios,pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

Pneus

Os pneus ainda contam com uma categoria “ecologicamente correta”. Os chamados pneus verdes são fabricados de maneira diferente e com outros tipos de materiais que os deixam mais leves, menos ruidosos e com menor resistência ao rolamento, o que possibilita a redução no consumo de combustível. Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. O Brasil ocupa o 2o lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus, o que lhe confere uma posição vantajosa junto a vários países na luta pela conservação ambiental.

Resíduos orgânicos(restos de alimentos,podas de arvores,bagaços,entre outros)

A reciclagem e reaproveitamento de resíduos têm um impacto significativo e importância estratégica para a solução de alguns dos maiores problemas ambientais contemporâneos. Dispor restos de alimentos, podas de árvores e outros rejeitos

orgânicos em lixões ou aterros sem mecanismos

adequados de controle é a principal causa do efeito estufa

relacionada ao lixo urbano. A degradação dos resíduos sólidos

por microorganismos no ambiente produz gases como

o dióxido de carbono (CO2

) e o metano (CH4

), que constitui

um dos maiores problemas na gestão de aterros sanitários.

Resíduos radioativos

Rejeito Radioativo é definido como qualquer material resultante de atividades humanas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na Norma CNEN-NE-6.02 - Licenciamento de Instalações Radioativas, e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista.

• Líquidos

Os resíduos radioativos líquidos são geralmente apresentados como:

Solvente aquoso

Solvente orgânico

• Sólidos

Os resíduos radioativos sólidos compõem-se geralmente de:

1. Lixo radioativo em geral

- frascos

- ponteiras para pipeta

- micro placas

- luvas

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com