TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esqueleto Estrutural Composto por Painéis e Perfis Leves

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

STEEL FRAME

Esqueleto estrutural composto por painéis e perfis leves

Claudemir Ap. Da Silva Ferreira

RA.14.0259-3

Engenharia Civil – Larissa Naida

RESUMO

Este documento apresenta uma forma inovadora dentro da construção civil, com qualidade e durabilidade, tecnologia  oriundo dos Estados Unidos, as casas pré-fabricas no sistema Steel Frame (estrutura de aço), com maior agilidade e eficiência  na montagem, menor tempo de execução, ambiente com isolamento térmico e acústico, com pouco resíduo final se comparado ao método tradicional de construção,  ecologicamente correto, por economizarem recursos naturais em sua produção e execução, podemos dizer que ambas formas de construção estão divididas entre o artesanal, e industrial. O steel frame veio para revolucionar a construção civil no Brasil, apesar de encontrar muita resistência no início por parte da sociedade e empresas do setor, por desconhecerem o método custavam acreditar que dariam certo, hoje nos deparamos com uma situação totalmente favorável ao sistema construtivo, e avançando cada dia e mais no mercado.

Palavras-chave: Aço inoxidável; Estruturas; Sustentabilidade.

1. INTRODUÇÃO

O esqueleto estrutural e composto de aço inoxidável, um material que possui muitas características desejáveis, que podem ser exploradas numa vasta gama de aplicações de construção, estruturas mais duráveis resistentes à corrosão e de longa duração, apresenta arquitetos com muitas possibilidades de forma, ao mesmo tempo que é resistente, higiênico, adaptáveis e recicláveis. O aço inoxidável tem sido tradicionalmente usada para fachadas e coberturas, desde a década de 1920. Há também os primeiros exemplos de que está sendo usado estruturalmente, por exemplo, em 1925, uma cadeia de reforço foi instalado para estabilizar a cúpula da Catedral de St Paul, em Londres. Hoje em dia, o aço inoxidável é usado em uma ampla gama de elementos estruturais e arquitetônicos. (SOARES 2009)

Este artigo procura resumir os recentes avanços tecnológicos na indústria de aço inoxidável, que tiveram um impacto no uso de aço inoxidável em construção, novas aplicações que surgiram ao longo dos últimos 20 anos, são descritos, e são discutidas as áreas de investigação necessária para responder aos desafios do mercado e de contratos atuais. Finalmente, novas oportunidades decorrentes da transição para o desenvolvimento sustentável são descritos. (SOARES 2009)

2. DESENVOLVIMENTO

Produtores de aço inoxidável estão continuamente desenvolvendo seus processos de fabricação com o objetivo de redução de custos, redução das emissões, encurtando os prazos de entrega e melhorar a qualidade. Estas melhorias têm ajudado a controlar o custo de aços inoxidáveis, dentro dos limites estabelecidos pela dependência de matérias-primas. (PFEIL 2009).

Talvez o avanço mais recente significativo impacto sector da construção tem sido a utilização de qualidades duplex para aplicações estruturais, que oferecem uma combinação de maior resistência do que os aços autênticos com resistência semelhante ou superior à corrosão, possibilitando uma redução nos tamanhos seção levando a estruturas mais leves. É interessante notar que, apesar de ter uma boa ductilidade, seus maiores valores de resistência em formalidade mais restrito em comparação com os autênticos.  (PFEIL 2009)

2.1 CONSTRUÇÃO CIVIL

O sistema construtivo Steel Frame na produção das casas pré-fabricadas, é um sistema construtivo estruturado com perfis de aço galvanizado, dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras, entre outros, Permite total controle de gastos já na fase do projeto, além de ser durável e reciclável é composto por perfis leves de aço galvanizado, painéis de gesso a cartonado, lã de rocha e placas. (MARIA 2006)

2.2 FUNDAÇÃO RADIE


              O radie é um tipo de fundação rasa, sem perfurações no solo, se assemelha com uma placa ou laje, na qual toda estrutura se apoia, podem ser executadas em concreto armado, com fibras, ou em concreto protendido. (YAZIGI 1998)

2.3 ORIGEM

O sistema steel frame é oriundo das construções em madeira (wood frame), tradicionalmente usadas nos EUA, a mais de 300 anos, Canada, Japão, e Inglaterra, aumentam a cada ano a produção do steel frame residenciais e comerciais, devido ao seu custo e suas características técnicas e ecológicas. (DOMARASCKI 2009).

 Esses países que sofrem terremotos e furacões, tem o steel frame como principal método construtivo para edificações até 7 pavimentos. (SILVA 2010)

2.4 INFORMAÇOES TÉCNICAS

Estruturas: perfis de aço galvanizado por imersão a quente, espessura 0,95 mm e 1,25 mm, dobrado a frio.

Fechamento externo: placas OSB e placas cimeticias.

Fechamento interno: placas de gesso acartonado (dry wall).

Isolamento térmico e acústico: lã de vidro ou rocha.

Impermeabilização e subcobertura: Tyvek, alumisol e outros.

Elemento de fixação: parafusos auto brocantes.

Instalação hidráulica: PVC ou PEX.

Instalação elétrica: convencional.

Telhado: Telha cerâmica ou metálica.

Revestimentos e acabamentos: textura, cerâmica, vinilico e outros.

(www.steelframe.eng.br)

2.5 VANTAGENS

Tecnologia campeã nos países de primeiro mundo, pela confiabilidade, planejamento, versatilidade, otimização e baixo custo, ganhamos na economia de escala e de tempo. Consigo entregar uma casa de 32m² por R$ 12 mil em uma semana explica Antônio Carlos Cortez, presidente da Kofar, argumenta ainda que 80% do material é fornecido por grandes empresas. É fundamental na industrialização e que possibilita entrada rápida de recursos para o empreendedor, sem desperdício o sistema stell frame e uma tecnologia comum nos Estados Unidos e na Europa, mas no brasil vinha sendo empregado apenas em casas de alto padrão  construídas em bairros nobres da cidade, a Kofar viabilizou o uso da tecnologia para habitações populares e para edifícios até 8 andares, algo pioneiro aqui, com desperdício zero sai tudo pronto da fábrica, sendo tudo aparafusado no local , sem  a necessidade de pilares e estacas fincadas no chão ou fundação.(CORTEZ 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com