TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REUTILIZAÇÃO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO COMO AGREGADO NO COMPOSTO DE CONCRETO LEVE PARA CONTRAPISO

Por:   •  19/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

REUTILIZAÇÃO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO COMO AGREGADO NO COMPOSTO DE CONCRETO LEVE PARA CONTRAPISO

 Luciano Nogueira Rgm/Marcos Henrique Rgm/ Pablo Varas Rgm274797/Rafael Carvalho

 Rgm280092/Thiago Felipe Rgm279302

                                                                                                Orientador: Prof. Anderson Pagoto

Curso : engenharia civil

Projeto integrador Vlll

Turma  :AN2014

1. INTRODUÇÃO

Os resíduos provenientes da construção civil se tornaram uma preocupação para as construtoras a partir do momento que os pontos de destinação e as empresas recicladoras se tornaram escassas ou específicas para apenas alguns materiais. A logística reversa é uma opção viável perante o problema de destinação correta dos resíduos provenientes de obras, enfrentado por várias empresas do ramo da construção civil, pois agrega valor ao resíduo enriquecendo a própria obra ,(Helena,2009).

Contudo, o poliestireno expandido – conhecido como Isopor e representado pela sigla EPS - não pode ser descartado na unidade devido ao seu longo período de decomposição perante aos demais resíduos, gerando diminuição da área útil de recebimento de materiais. Perante esse cenário, é favorável a busca por atividades alternativas de destinação do EPS na cidade, como por exemplo, utilização do material no composto de concreto leve. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver a logística reversa dentro de uma obra de seis pavimentos, reaproveitando o EPS, proveniente das lajes treliçadas utilizadas na estrutura, de forma a incorporá-lo ao concreto leve para compor o contrapiso.  O concreto leve é formado a partir da inserção de flocos de EPS na massa do concreto convencional, desse modo o concreto fica consideravelmente mais leve mantendo a sua resistência, podendo ser utilizado de várias formas desde que não haja grandes esforços sobre o mesmo e que não seja utilizado estruturalmente ,(Helena ,2009).

Segundo Tessari (2006), para confecção do concreto leve com EPS, é indicado o uso de flocos com 1 a 8 mm de espessura, e de acordo com o método proposto por (Helena 2009) a proporção de isopor no composto cimentício deve ser entre 20 a 40% e 60%. O concreto leve com adição de EPS apresenta versatilidade dentro da construção civil. De acordo com a (abrapex,2000) este concreto pode ser utilizado para qualquer peça pré-moldada não estrutural, base para calçamento, quadras poliesportivas, contrapisos, revestimentos, muros pré-moldados, balaústres, painéis pré-moldados, proteção contra incêndio em estruturas metálicas, entre outros.

2. OBJETIVO

Analisar a resistência à tração na flexão e peso propiciado pelo poliestireno expandido no concreto leve.

3. METODOLOGIA

Estudo de natureza quantitativa, exploratória. Foram utilizados a pesquisa bibliográfica e experimental para o levantamento de dados. O método comparativo pautará a análise dos dados. Utilizou-se de dados secundários e primários para coleta de dados.

A pesquisa quantitativa centra-se na objetividade Influenciada pelo positivismo, compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. Já a pesquisa exploratória e experimental referem-se a proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Pode-se dizer que esta pesquisa tem como principal objetivo o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições (GIL, 2002).

3.1. Coleta de Dados

Realizou-se um estudo em um sistema construtivo, para verificação do uso do EPS no contrapiso de uma obra. A Coleta do EPS para trituração em flocos ou em granulometria entre 1 a 8 mm,foi determinada  com o auxílio de uma peneira de 8mm.

Colocou cimento junto com areia e misture uniformemente até que se cria uma forma homogenia, da maneira que fique unidos os agregados.

Quando o cimento começou a se fixar no EPS, adicione água, e o restante da areia e do cimento.

O tempo de permanência do material colocado na bitoneira de 120 litros deve ser o suficiente para a massa atingir a consistência necessária e em seguida ser lançada no local de utilização.

Para a fabricação de 3 corpos de prova foram utilizados moldes cilíndricos de plástico, com dimensões de 150 mm de diâmetro e 300 mm de altura. Para a confecção dos corpos de prova, de acordo com a NBR 5738 (ABNT, 2003) que determina a moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos ou prismáticos de concreto. Em seguida iniciou-se o processo de preenchimento dos moldes com concreto. Assumindo as condições estabelecidas na  da NBR 5738 (ABNT, 1993) que indica o número de camadas para moldagem dos corpos de prova, para o concreto leve com adição de EPS e a argamassa convencional que serão confeccionados, deve-se realizar nove camadas com adensamento manual em 225 golpes, totalizando 25 golpes por camada de composto cimentício. A Quantidade de materiais utilizados para confecção dos 3 corpos de prova, para o teste de compressão esta na tabela 1:1

Tabela 1:1

Tipo de concreto

 

 Cimento

    (kg)

   Areia

    ( Kg)

Agua

   (ml)

EPS

    (g)

Concreto leve com 20% de EPS

     2,69

      1,80

    1,37

  0,098

Concreto leve com 40% de EPS

     2,69

      1,80

    1,37

  0,117

Concreto leve com 60% de EPS

     2,69

      1,80

    1,37

  0,140

De acordo com o Caderno de Técnicas Construtivas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o concreto de preparação de piso deve ser aplicado em espessura mínima de 5 cm e deve-se obter ao final do processo uma superfície perfeitamente plana e nivelada.  Como o objetivo do estudo não consiste na análise das propriedades favorecidas ou não com esse enriquecimento do concreto leve, apenas experimento para determinação do peso e resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com