TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Estudo e Elaboração de Concreto Leve Estrutural

Por:   •  14/8/2016  •  Monografia  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

ESCOLA POLITECNICA

CURSO ENGENHARIA CIVIL  

ESPÁRTANO SILVA

CONCRETO LEVE ESTRUTURAL

Salvador

2014

ESPÁRTANO SILVA DOS SANTOS

CONCRETO LEVE ESTRUTURAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso pelo Orientador: Prof. Dr. Antonio Sergio Ramos Silva

Salvador

2014

SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

2        TEMA        

3        PROBLEMATICA        

4        HIPOTESES        

5        OBJETIVOS        

5.1        OBJETIVO GERAL        

5.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

6        METODOLOGIA        

7        CRONOGRAMA        

8        REFERÊNCIAS        

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

O projeto visa à dosagem, bem como analise qualitativa e quantitativa do concreto leve, visando a melhoria no seu desempenho, realizado pelo Aluno de graduação Espártano Silva e orientado pelo Professor Antonio Sergio Ramos Silvas

  1. TEMA

O concreto leve para estrutura é reconhecido pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico enquanto os concretos normais tem sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidade próximas a 500 kg/m³. Cabe lembrar que a diminuição da densidade afeta diretamente a resistência do concreto. Os concretos leves mais utilizados são os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida. Sua aplicação está voltada para procurar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento de lajes, fabricação de blocos, regularização de superfícies, envelopamento de tubulação, entre outras.

  1. PROBLEMATICA

A principal causa do desenvolvimento do concreto leve, esta relacionado ao fato de deixar as cargas nas estruturas mais leves, aliviando o peso nas fundações onde a grande parte das solicitações deve-se ao peso próprio, atendendo ao mesmo tempo a resistência a compressão significativa, acima de 17,2 Mpa,

Este tipo de concreto é caracterizado pela redução da massa especifica, que conseqüência da substituição de parte dos materiais sólidos do concreto por ar, ou substituídos por agregados de baixa densidade, como por exemplo a argila expandida e ou isopor.

No Brasil a utilização do concreto leve teve inicio em 1970,  quando o grupo Rabello implantou em Jundiaí, no interior de são Paulo, uma unidade de produção de argila expandida em forno rotativo, com a finalidade de fornecer agregados leves para produção de elementos pré-fabricados. Logo em seguida, iniciou-se o desenvolvimento da tecnologia do concreto com argila expandida nacional.

Apesar da finalidade especifica e seus benefícios, o mesmo apresenta uma serie que problemas patológicos, que estão relacionados aos tipos de agregados utilizados e sua porosidade, ocasionado assim grande deformações e baixa durabilidade do mesmo.

Visando o estudo e melhorias no concreto leve serão realizado diversões ensaios qualitativo e quantitativos relacionados ao concreto leve estrutural, através dos ensaios de composição granulométrica, de massa especifica e absorção total dos agregados, Índice de forma, abatimento e espalhamento do tronco de cone, absorção de água, índices de vazios e massa especifica do concreto endurecido, resistência a compressão e a tração direta.

  1. HIPOTESES

Devido à baixa densidade o concreto tem um grande número de vazios e ar incorporado a mistura que afetam na resistência, fissuração, trabalhabilidade e deformação.

Falta de estudo que visem a melhoria de tecnologia e materiais utilizado para produção do concreto leve.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL:

Analise da produção e do comportamento mecânico do concreto leve.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Associar adição de fibras com a finalidade de minimizar fissuras, deformações devido a quantidades de vazios da mistura, que serão apresentados através de ensaios práticos.

  1. METODOLOGIA

Para a realização dos trabalhos, serão feitos diversos estudos, no qual consistem revisões bibliográficas e trabalhos práticos como ensaios realizados em laboratório e visitas de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com