TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Conforto João Filgueiras

Por:   •  15/5/2017  •  Bibliografia  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Sobre João Filgueiras

Nascido, crescido e formado no Rio de Janeiro, João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), foi um arquiteto brasileiro que ficou conhecido em especial pelo conjunto de projetos desenvolvidos junto à Rede Sarah de hospitais.

Além de ter nascido em RJ, o arquiteto passou grande parte de sua vida adulta em Brasília e em Salvador. A maior parte de suas obras encontra-se fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo (regiões tradicionalmente abordadas pela crítica e pela historiografia da arquitetura nacional), especialmente nos estados da região Nordeste do país e em Brasília, cuja construção acompanhou.

Formou-se arquiteto pela atual UFRJ, em 1955, e mudou-se para Brasília, pela influência de Oscar Niemeyer e Nauro Esteves, em 1957, ano da iniciativa a implantação do plano piloto. Projetou e colaborou com Oscar Niemeyer na construção da cidade neste período, e trabalhou na Universidade de Brasília de 1962 a 1965, quando pediu demissão junto com 209 professores e servidores, em protesto contra a repressão na universidade. Na construção de Brasília, despertou o interesse na tecnologia do concreto armado, levando-o ao leste europeu para conhecer as tecnologias de construções pré-fabricadas aplicadas em países como União Soviética, Tchecoslováquia e Polônia, em meados da década de 1960.

A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Durante sua trajetória chegou a propor métodos e processos de préfabricação de elementos construtivos inéditos no país, sendo inclusive dono de uma fábrica de préfabricados. A forma como a argamassa armada, em especial, e o aço foram explorados em sua obra também é fato revelador de tal preocupação.

Lelé atuou como diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolveu os projetos e a execução dos novos hospitais da rede. Trabalhando para a CTRS, também desenvolveu projetos de mobiliário hospitalar. Com a CTRS, trabalhou ainda na construção de sedes do Tribunal de Contas da União em diversas cidades.

Além dos hospitais de Rede Sarah, destacam-se também em sua obra os projetos do Palácio Tomé de Sousa, sede provisória da Prefeitura de Salvador (usada até hoje), o Centro Administrativo da Bahia e de várias passarelas de Salvador.

Foi professor na Universidade de Brasília em 1990, e na Universidade Federal da Bahia.

2.1 Conforto térmico de João Filgueiras

João Filgueiras Lima se destacava devido à utilização de estratégias de ventilação e iluminação naturais. Criando soluções diferenciadas de conforto, ele integra princípios funcionais, econômicos e ambientais, que reduzem os gastos com a energia elétrica e tornam os espaços menos herméticos, mais agradáveis e humanizados.

As obras dos hospitais da Rede Sarah são considerados exemplos de arquitetura bioclimática. E os edifícios construídos com base na industrialização, que utilizam recursos naturais através de soluções criativas e flexíveis, transformam-se em locais confortáveis, econômicos e agradáveis.

Ele tinha cuidado com o conforto térmico e com a ventilação, e usava a luz natural, que era um fator imprescindível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com