TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício: Texto, responder perguntas: O que é cidade? O que queremos para a cidade? Como alcançar a cidade que queremos?

Por:   •  30/3/2015  •  Dissertação  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES BARDDAL

Planejamento Urbano I

Curso de Arquitetura e Urbanismo - VII

Aluna: Sabrina Kamphorst Vieira

Data: 12/05/2014.

Exercício: Texto, responder perguntas:

O que é cidade?

O que queremos para a cidade?

 Como alcançar a cidade que queremos?

Segundo o Dicionário Aurélio, o significado de Cidade é “Designação das povoações de maior amplitude e importância, grande centro industrial e comercial (em oposição ao campo)”. Que pode ser entendida como uma área densamente povoada onde-se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais, tendo seu significado oposto ao de campo (zona rural). É uma divisão administrativa dentro de um Estado, área onde se existe concentração de habitantes.

Pode se dizer que cada cidade é caracterizada por suas atividades, e o tamanho do investimento que recebe em todos os setores, educação, saúde, infraestrutura urbana, etc. Além de compor também este conjunto o regime de regras que faz a gestão do crescimento destes setores.

O que se esperar da Cidade? Bom... Apesar de desejos simples, a realidade atual dificulta a realização da cidade que se idealiza. O que se pede é: Investimentos setoriais adequados, controle na fome insaciável da especulação imobiliária, transparência com o dinheiro público e igualdade social de forma que todos possam receber condições dignas de moradia, educação, saúde entre outros. No entanto o sistema que controla o governo brasileiro dificulta da transformação da realidade atual da realidade que se sonha. O fato é que tudo fica tão complicado, que ninguém consegue ao certo entender como funciona, atingindo o objetivo, porque ninguém contesta aquilo que não entende.

Para atingir estes ideais acredito que não devemos nos conformar com a situação em que vivemos, o fato de não entendermos o que acontece não nos torna incapazes de reivindicar aquilo que nos é de direito. Entendo que é uma guerra difícil, lutar contra aquilo que não se vê, mas isto é fé. A quem diga que a união faz a força, porém deveríamos tirar esta frase das redes sociais e testá-la naquilo que realmente precisamos... Transformar a nossa casa, nossa cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com