TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de avaliação individual “Fortnite: salvar o mundo!” (2019 1)

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de avaliação individual “Fortnite: salvar o mundo!” (2019 1)

Bom dia!!

Um casal de arquitet@s foram os únicos sobreviventes de um terrível acidente provocado por um apocalipse zumbi. Apesar de não terem sofrido danos, ficaram isolados e sozinhos no paraíso tropical da Ilha Grande, em Angra dos Reis, onde devem esperar meses até receber ajuda da Marinha. Para sobreviver, devem construir um abrigo que os proteja de animais e das intempéries. Trata-se de um lugar rústico e afastado da civilização. Vale imaginar uma cabana na montanha, um "surf hut" pendurado de um penhasco em uma praia deserta, uma casa de árvore na floresta tropical, uma suíte de hotel de aventuras ou uma cabana de escoteiros.

Apesar de ser um abrigo rústico, está sendo construído por uma dupla de arquitetos... e, por isso, a avaliação levará em conta o conceito e a criatividade, assim como um desenho elegante, que seja sensível tanto ao ambiente e ao clima como às condições estruturais do material usado na construção.

 

Programa arquitetônico:

Será necessário criar um ambiente amplo e alto o bastante para que nele vivam estes dois “náufragos perdidos” (cada um é livre para indicar idade, sexo e preferências sexuais e alimentares da dupla).

O abrigo deve proporcionar proteção contra chuva e sol. Deve permitir certa intimidade, mas ao mesmo tempo ter aberturas que permitam a observação da natureza, da vista e dos animais. Deve ter AO MENOS um AMBIENTE COBERTO, plano (lugar de comer e/ou dormir) e que se comunica com outro espaço, mais aberto (um avarandado). Os dois espaços devem ser afastados do solo, por causa da umidade, dos elementos e dos animais. A construção deve ser imaginada em materiais que possam ser obtidos da natureza (madeira, bambu, pedra, argila...) ou de restos do acidente que os deixou ali (naufrágio de submarino, bomba no helicóptero, queda de balão, ...).

Requisitos mínimos do modelo:

Trata-se de uma maquete (obrigatoriamente em escala 1:25), a ser feita com qualquer material (o professor prefere, SEMPRE, o uso criativo de MATERIAIS RECICLADOS como cartão, papelão, caixas de embalagens, varetas de madeira etc.). A maquete deve ficar em pé, firme e sem ajuda, sobre uma base inclinada (a maquete de uma encosta igual à fornecida pelo professor, ou MAIS inclinada, se quiserem), em formato A3. Portanto, este abrigo deve ser pequeno o bastante para caber em um formato A3, na escala 1:25. Tem de apresentar uma calunga de náufrago, feita pelo próprio estudante, na escala correta.

Além da maquete, deve ser apresentado um memorial descritivo e um conjunto de desenhos.

O memorial explicará o conceito utilizado, a forma e os espaços escolhidos, os personagens, o ambiente (local, clima, etc.) e os materiais “reais” de construção do abrigo, para que seja possível avaliar a coerência da proposta com os desenhos e a maquete apresentada.

Os desenhos devem incluir AO MENOS TRÊS VISTAS ORTOGRÁFICAS E UM CROQUIS EM PERSPECTIVA, usando apenas formatos A4 (desenhar em escala conveniente, como por exemplo 1:50). Estes desenhos podem ser feitos à mão livre, sem instrumentos, mas devem ser proporcionais, coerentes e razoavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com