TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÃO IBERE CAMARGO

Por:   •  4/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Iberê Camargo

A fundação foi criada em 1995 com a intenção de divulgar e aproximar o publico de um dos maiores nomes da arte brasileira. A fundação nasceu a partira da vontade da viúva, companheira de mais de 50 anos, que doou integralmente as obras para dar início a fundação.

Assim surgiu o acervo, que conta com 7.000 obras, aproximadamente metade do que foi produzido por ele, que podem variar de artístico a documentos variados.

Desde o inicio das atividades a fundação busca promover não só a circulação das obras do artista, mas também promover a interação do público com a arte, cultura e educação. São organizadas diversas oficinas, seminários e exposições sobre questões ligadas arte contemporânea.

Inaugurada em 2008, a fundação foi projetada pelo arquiteto Alváro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.

VIsão: Ser um centro de excelência preservando a Obra de Iberê, e fazer com que o público reflita sobre a arte.

Missão: Promover o estudo e estimular a interação do Público com a artee educação a partir de programas interdisciplinares.

O Edifício

Localizado as margens do Rio Guaiba, o prédio é formado por um retângulo branco, resultado da mistura do material com pedras de um outro rio próximo, a obra se destaca por suas curvas e retas, corredores e rampas que criam um diálogo entre arte de IBERÊ, arquitetura e a natureza. Uma construção a qual, é difícil encontrar uma parecida pelas cidades.

A obra vai muito além de alguns rabiscos no papel, ela também pensa e tenta minimizar seu impacto na natureza junto com a preocupação ambiental.

O Arquiteto

Àlvaro Siza

Nascido em Portugal no ano de 1933, Álvaro executou seu primeiro projeto em 1954, um ano antes de terminar a faculdade na Escola de Belas Artes da Universidade de Porto.

A simplicidade junto a sofisticação é um dos detalhes que mais chamam a atenção na arquitetura de Álvaro, o que lhe deu amplo reconhecimento mundial.

Suas obras envolvem todo o entorno, e se comunicam de uma maneira única com o usuário, dando leveza e sobriedade a suas obras. O expressionismo entra fortemente em suas obras, nos quais semore encontra espaços para demonstrar emoções, como um pintor demostra em uma tela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com