TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto, apresentado no CIEP 380 Joracy Camargo, destina-se ao subtexto dos gêneros de texto

Trabalho acadêmico: O projeto, apresentado no CIEP 380 Joracy Camargo, destina-se ao subtexto dos gêneros de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

Seguindo o propósito de Luiz Antônio Marcuschi em seu livro produção textual, análise de gêneros e compreensão (Marcushi, 2008), o projeto introduzido no CIEP 380 Joracy Camargo, visa à abordagem dos gêneros textuais. Com a montagem, organização, produção e execução de oficinas produzidas por alunos bolsistas do PIBIDI que tem duração de 2 horas cada encontro, envolveremos os alunos do CIEP 380 não somente os gêneros textuais, mas a cultura nordestina que encontramos na literatura de Cordel.

Antes da formação das oficinas foi realizado no CIEP 380 Joaracy Camargo uma avaliação diagnostica que usamos como base para o desenvolvimento do projeto. A proposta desta analise é saber quais os gêneros textuais os alunos não conheciam ou sabiam pouco. Para proporcionarmos atividades aos alunos para melhor desenvolverem e ampliarem as possibilidades da linguagem e aprendizagem significativa de alguns gêneros textuais e também conhecer um pouco sobre variação lingüística através da cultura de outro estado. E atentá-los, que a cultura nordestina assim como outras vive ali no meio deles, em seu próprio município, cidade, bairro.

As oficinas têm como objetivo ressaltar a importância do ensino de Língua portuguesa por meio dos gêneros textuais, variações lingüísticas e a história como o desenvolvimento e evolução da região nordestina. Não deixaremos de incluir neste projeto a Interdisciplinaridade, daremos orientação aos alunos de como criar e reproduzir um banner ou pôster que terá como tema principal a cultura nordestina, e vamos aproveitar o avanço tecnológico para desenvolvermos este projeto, note que a criação do banner ou pôster levará os alunos a absorverem e conhecerem mais um gênero textual por meio de um suporte.

DEFINIÇÃO DE SUPORTE: entendemos aqui como suporte de um gênero um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto. Pode-se dizer que suporte de um gênero é uma superfície física em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto.

(MARCUSCHI, 2008, p. 174)

A interdisciplinaridade estará presente como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos da disciplina de língua portuguesa com outras áreas de conhecimento, é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Vamos envolvê-los a multiplicidade dos gêneros textuais, através de outras disciplinas como a Literatura (aprender sobre a literatura de cordel), história (a cultura e desenvolvimento da região do nordeste), informática (criação de um suporte banner ou pôster).

Palavras-chave: Língua Portuguesa, Sócio-Cultura, gêneros textuais, história, interdisciplinaridade.

Objetivo

O objetivo principal deste projeto é levar os alunos que participarão das oficinas a reconhecer os diferentes gêneros textuais, através da linguagem oral e escrita. Diferenciar os tipos de gêneros textuais. Compreender a importância da tipologia e gênero textual em um texto. Identificar dentro da comunidade que vive as características do gênero textual existente, assim como explorar a região nordeste em seus aspectos culturais, sociais e histórico.

Fundamentação teórica

O ensino de Língua Portuguesa ao prolongar dos anos está exatamente relacionado ao entendimento do texto como evento comunicativo, que se manifesta no gênero textual. Os desenvolvimentos dos conteúdos sobre gêneros textuais se encontram em livros didáticos, porém a metodologia da aplicação do conteúdo em sala de aula encontrasse ainda de forma tradicional e sistemática, o professor apresenta e se prende ao conteúdo que há no livro e simplesmente repassa e segue com a avaliação comum a todos, como provas.

MARCUSCHI ( 2008, p. 174) descreve “O estudo dos gêneros textuais é hoje uma fértil área interdisciplinar, com atenção especial para linguagem em funcionamento e para atividades culturais sociais”.

Visando a necessidade de priorizar o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula este projeto além de viabilizar a aprendizagem do conteúdo de forma teórica tem por finalidade transmitir de forma lúdica e significativa o conhecimento sobre gêneros textuais. Observamos que este estudo poderá sim ser realizado junto com outras disciplinas. Transformando em tão a forma didática para que os alunos adquiram esta cognição.

[...] no estudo da linguagem verbal, a abordagem da norma padrão deve considerar a sua representatividade, como variante lingüística de determinado grupo social, e o valor atribuído a ela, no contexto das legitimações sociais. (; (PCN, 2000, p. 7)

A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: Índios, negros e europeus levar os alunos a estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais é uma oportunidade que os estudantes do CIEP 380 Joracy Camargo, terão de perceber que os aspectos sociais e históricos da região nordeste, trazem elementos próprios como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, ter contato através de pesquisas conhecimento da arte, alimentação por meio de um trabalho interdisciplinar.

Metodologia

Marcuschi (2008, P. 212) expõe que “para possibilitar a comunicação, toda sociedade elabora formas relativamente estáveis de textos que funcionam como intermédios entre o enunciador e o destinatário, saber, gêneros.”

Desta forma Marcushi, ressalta a importância do professor trabalhar com o gênero textual, os alunos devem conhecer, devem ter acesso à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com