TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiteto Sergio Camargo

Pesquisas Acadêmicas: Arquiteto Sergio Camargo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Sergio Camargo

Sérgio de Camargo (Rio de Janeiro, 8 de Abril de 1930 – 1990), foi um escultor e artista plástico brasileiro de renome internacional. Estudou na Academia Altamira em Buenos Aires com Emilio Pettoruti e Lucio Fontana. Sérgio também estudou filosofia em Sorbonne em Paris.

Sérgio iniciou seus trabalhos com esculturas com peças remanescentes de Picasso e H. Laurens. Retornou ao Brasil em 1950, onde contribuiu para o movimento Constructivistas. Em 1953, novamente retornou para a Europa e para China em 1954. Entre 1961 e 1974 Sérgio se estabeleceu em Paris, quando tornou-se membro da Groupe de Recherche d'Art Visuel. Durante este período concentrou seus trabahos em esculturas em madeiras, com pinturas monocromática, trazendo ao público as idéias de "Ordem e Caos". Depois desse período (em 1967), retornou ao Brasil, onde contribuiu com Oscar Niemeyer nas fundações do prédio de Relações Exteriores em Brasilia. Durante os anos de 1969, Sérgio exibiu suas artes em numerosas exposições como Venice Biennale em 1966. Sérgio faleceu no Rio de Janeiro em 1990. A galeria Tate Gallery em Londres possui obras de Sérgio em permanente exposição.

• O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.

• Ainda em 1954, realiza suas primeiras esculturas figurativas em bronze. Em 1961, passa a residir em Paris, onde freqüenta o curso de sociologia da arte com Pierre Francastel (1905 - 1970), na École Pratique des Hautes Études e realiza suas primeiras experimentações com estruturas irregulares, em gesso, areia e tecido.

• . Em 1963, executa os primeiros trabalhos da série "relevos", quando utiliza cilindros de madeira para compor a obra. Inicia, em meados dos anos 1960, trabalhos em mármore, passando, nos anos de 1970, a realizar suas obras quase exclusivamente com este material.

• Retorna ao Rio de Janeiro em 1974. Realiza diversas obras para espaços públicos, entre elas: muro estrutural para o Palácio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília Tríptico para o Banco do Brasil de Nova York coluna Homenagem a Brancusi para a Faculdade de Medicina de Bourdeaux, França escultura na Praça da Sé, São Paulo, e monumento para o Parque da Catacumba, Rio de Janeiro.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »