TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Favelas Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  22/8/2016  •  Monografia  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 9

                    Arquitetura e Urbanismo PUC-CAMPINAS: Urbanismo B

Aluno: Natalia Barpp RA:16019663

Data:16/08/2016

ABREU,Maurício de Almeida.Página 34 á 46.IN:reconstruindo uma história esquecida:origem e expansão inicial das favelas do Rio de Janeiro.São Paulo:espaços e debates,1994( ano do livro)

Principal discussão do texto: Origem e expansão inicial das favelas do Rio de Janeiro.

Principais ideias do autor:

O autor destaca nos primeiros parágrafos do livro que quando Alfred Agache elaborou o primeiro plano urbanístico do Rio de Janeiro em 1930 , ele declarava que a cidade era uma cidade de província, ou seja uma cidade que se escondia no seu processo de embelezamento, tendo em seu redor a fartura e a carência, o belo e o feio.

A favela também aparece bastante nos primeiros parágrafos, o autor diz que elas são um dos elementos mais visíveis da cidade, que elas fazem parte da imagem principal do Rio, ele diz que elas são abrigo de marginalidade, mas também lugar de trabalhadores e elas impuseram inúmeras reflexões sobre o seu papel no conjunto da estrutura urbana carioca. As Favelas se constituem hoje em dia na forma de habitação popular mais presente no Rio, e está completando cem anos desde seu início. Ninguém se sabe o certo quando que começou as favelas na capital carioca, pois desde seu início e até 1930 ela estava presente no meio urbano, porem ela não participava de estatísticas e nem dos mapas da cidade, para os poderes públicos, as favelas não existiam.

 Quando foi implantado o governo de Getúlio Vargas, a situação não mudou, as favelas continuavam a ser habitats temporários e ilegais na cidade. A partir de 1940 a situação começa a mudar com a questão da higienação do Rio de Janeiro, com isso eles cadastraram seus moradores e visaram transporta-los das áreas mais valorizadas, para uma área com parques proletários que iriam ser construídos pelo governo, porem essa política não deu certo. A partir dai  as favelas começaram a aparecer nas estatísticas ,porem elas ainda são falhas.

O trabalho pretende analisar os primeiros anos na favela no Rio de Janeiro, e se concentrará nos períodos entre 1930,o objetivo é resgatar do esquecimento a história das favelas, e a única fonte que ficou presente foi a imprensa periódica.

O Rio de Janeiro no final do século XIX: Extinta a escravidão e 1888 e em seguida a proclamação da república em 1889 o país passava por várias transformações econômicas ,politicas e sociais que viabilizaram a integração a nova ordem internacional surgida com a segunda revolução industrial. O Rio era uma das cidades brasileiras com mais popularidade e um dos maiores centros do capitalismo mundial na época, porem estava passando por várias contradições, pois não tinha um porto moderno, que agilizava a importação e exportação de materiais, a cidade também estava passando por epidemias de febre amarela. Para acabar com essas contradições o que não faltavam eram propostas, havia que drenar os pântanos, elevar o solo ,construir um porto moderno, alargar as ruas, construir casas higiênicas etc ,porém todas essas propostas não erma possíveis de serem feitas, pois ou esbarravam no problema de capital ou na ausência de determinação política da cidade. Esses problemas, como o da insalubridade do Rio comprometia o nome da cidade e reduzia o fluxo de imigrantes e de capital.

Combate ás habitações coletivas: Um dos exemplos mais fortes da intervenção do governo do Brasil em relação á higiene no Rio de Janeiro, foi o combate ás habitações coletivas na cidade .O objetivo era eliminar os responsáveis pela insalubridade na cidade, e foi uma batalha muito forte contra essas habitações que eram chamadas na época de cortiços, e que de acordo com o governo carioca eram os vilões da higiene ,é bom colocar que os policiais eram a favor dessa ação. Os cortiços podiam ser até anti higiênicos ,porem eles também eram fonte de renda da cidade e nessa época eles estavam sendo muito populares entre os mais pobres, chegando até a 100.000 habitantes de cortiços, esse grande aumento de densidade populacional está ligado à abolição da escravatura, que levou a ter grandes epidemias e assim intensificando a caça aos cortiços no Rio, foram então fechados e demolidos muitas habitações como essas a partir de 1890 e apesar dessa campanha ,a forma urbana da cidade permanecia inalterada .Retomado o poder político pela oligarquia cafeeira ,o país ficou vulnerável á chegada de capitais externos necessários á remodelação da cidade, e teve então sua forma urbana muito alterada.

A origem da favela: A favela tem sua origem ligada a dois pontos importantes, a crise habitacional e a revolta da armada. A revolta da Armada se constituía em que o governo estava enfrentando problemas para arranjar habitações para os soldados do Rio de Janeiro ,e com isso foi autorizado a ocupação do convento de Santo Antônio ,localizado no morro de Santo Antônio ,porem as acomodações não foram necessárias para a quantidade de soldados, e então foi elaborada uma construção numa das encostas desse morro .Más em abril de 1897 por ocasião da destruição das moradias coletivas chamadas de cortiços, e por alguns deles estarem perto desse morro de Santo Antônio ,foram construídos casebres. Foi necessário então que a imprensa denunciasse que ali estava surgindo uma espécie de bairro novo, construído sem licença nem autorização nos terrenos do estado. O prefeito dirigiu-se para esse bairro e então soube que eram mais de 400 casinhas que foram apelidadas por ele de ‘chiqueirinhos’, e então o prefeito ordenou a imediata destruição de todas as casas do morro.

 A era das de demoliçoes: Com a reforma urbana, o déficit habitacional aumentou ainda mais na cidade carioca, então sob uma ação da prefeitura e do governo a cidade viu desaparecer uma grande parte dos seus casebres construídos. Geralmente as ordens de despejo eram colocadas nas portas dos prédios que iriam ser demolidos, e davam um espaço de tempo muito curto para a pessoa sair dali e procurar outro lugar, porém, começou a existir outro problema, a questão da moradia, e para alguns a saída foi para o subúrbio , e  para outros foram para o centro ou para as proximidades. Por essa razão, passaram a se amontoar nas habitações coletivas que restaram, e pagando uma quantia alta de aluguel.

A ‘’cariedade da Terra’’: a expansão inicial das favelas: A expansão da favela iniciou-se no período durante a reforma urbana, onde estavam sendo construídos no Rio de Janeiro amplas avenidas ,novos edifícios que embelezavam a área central da cidade ,e então não tao distante do centro havia uma quantidade visível de casebres se incorporando a paisagem carioca. Em 1907 o Correio da Manhã afirmava que para aqueles que perderam suas casas e agora estavam morando de alugueis caros e todos os outros que foram banidos ,se encontram nos morros mais próximos por falta de opção e de dinheiro .E assim quase todos os morros da cidade do Rio foram se favelizando,o morro da babilônia ,em seguida a favela do Salgueiro ,Mangueira etc...No espaço de uma década ,as favelas foram cada vez  mais crescendo, e em comum ,todas elas em morros e perto de locais com fonte de emprego .A partir de 1920,a expansão das favelas se tornam incontroláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com