TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenologia do significado e do lugar

Por:   •  3/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Teoria da Arquitetura – 2018.1

Exercício 4, Fundamentação Teórica do Projeto

Ateliê C

Texto utilizado: Fenomenologia do significado e do lugar

O autor

Christian Norberg-Schulz, arquiteto norueguês com profunda participação no grupo da terceira geração da arquitetura modernista.

Diretamente ligado à adoção de uma fenomenologia da arquitetura, um conjunto de fenômenos relacionados à tal. Norberg-Schulz compreende a mesma “como um método que exige um retorno às coisas, em oposição às abstrações e construções mentais”.

Ele desenvolve o pensamento de vários fenômenos dando função e sentido à um ambiente, pela visão arquitetônica.

Objetivos da obra

Na obra “Fenomenologia do significado e do lugar”, Christian Norberg-Schulz chama atenção para uma arquitetura não vista. O espírito de um lugar e o impacto que pode causar sobre o observador.

Tem como objetivo sinalizar para nós, leitores, que há muito mais do que uma construção física por trás de um projeto. O entendimento do impacto de cada elemento contribui para a experiencia do frequentador do lugar.

Breve resumo do texto

Apontando a existência de um “espirito que determina o lugar” e de elementos arquitetônicos básicos, o texto tem como foco gerar sentimentos à humanidade, induzindo uma interação e um senso de habitar, pertencer. Sentir paz e proteção no lugar construído arquitetonicamente se torna algo fundamental para esse conceito.

Ao longo deste, são citados diversos elementos essenciais para que esse fenômeno do senso de habitar ocorra. Elementos básicos tais como parede chão e teto. Após estes estarem bem afirmados, são mais explorados em questões de materialidade, iluminação e coloração, para que as qualidades sensoriais sejam mais aguçadas, realçando assim o espirito de lugar e sua qualidade poética.

Conectando o algo natural com o algo produzido pelo homem, a frase “a arquitetura torna clara a localização da existência dos homens” citada no texto nos estende a visão de que podemos fazer com que os dois coexistam e se completem para que possamos gerar impressões, que é um conceito apresentado ao longo de toda a obra.

O exemplo apresentado através o poema de Georg Trakl nos mostra o poder que existe em elementos não mencionados porém sentimentalmente identificados. Por exemplo, através de coisas materiais, como uma janela, trazemos elementos externos para dentro de um ambiente habitacional, que nos viabilizam sentir e imaginar algo que seria inalcançável caso a barreira entre o privado e a natureza externa não tivesse sido quebrada.

Nos são apresentados também dois conceitos que se tornam duas categorias possíveis em um lugar: a categoria “espaço” e a categoria “caráter”. A primeira indicando elementos físicos, tridimensionais do lugar e a segunda indicando a atmosfera geral, que abrange mais sentimentos e percepções.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com